Cinco dos seis internos que fugiram do Centro de Internação Masculina (Cesein) na quarta-feira, 22, já foram recapturados. Os cinco tinham completado a maior idade durante o cumprimento da medida sócio-educativa, mas precisam continuar no Cesein até a “pena” terminar. Uma das rotas de fuga foi a área interna do Comando Geral da Polícia Militar. O único que não foi recapturado também é maior de idade.
A fuga ocorreu por volta das 14 horas. Os seis internos conseguiram abrir a cela e atacaram dois agentes com estoques, mas não conseguiram feri-los. Os agentes conseguiram se livrar dos golpes e se trancaram em uma sala.
Os internos pularam para dentro do conjunto Mucajá e prosseguiram até chegar ao comando da PM onde também pularam o muro e correram entre as instalações da polícia até atravessar todo o terreno, só que não foram muito longe.
Três foram recapturados pela PM em casas no Bairro Santa Inês e mais dois atrás do quartel. Como já são maiores, Renato Nunes Uruguaiano, Joanderson Silva da Paixão, Ruan Pereira Freitas, Thiago Sandro Barbosa Vasconcelos e Arielton Vilarinho do Amaral eles foram levados para o Ciosp do Pacoval onde foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio. Antes eles ainda foram levados para o Hospital de Emergência de Macapá onde foram examinados, um procedimento comum em casos assim.
Todos os internos que escaparam são de altíssima periculosidade. Alguns respondem por tráfico e assalto, outros por homicídio. Esta foi a terceira fuga do Cesein em menos de um mês. A direção da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), responsável pelas unidades de internação de menores, fez contratações para reforçar a segurança, mas pelo visto ainda não surtiram efeito.