Depois de vários adiamentos continuaram na noite do último domingo, 28, as apresentações de quadrilhas no Arraiá do Meio do Mundo. Os grupos disputam a final das quadrilhas Estilizadas. Hoje, 29, as apresentações seguem com mais 10 grupos. A apuração do resultado será na terça-feira, 30.
Para esta final, que terminou por volta das 4 horas da madrugada desta segunda-feira, foram classificadas 20 quadrilhas, sendo que 10 se apresentaram no domingo e outras dez entrarão na Cidade Junina nesta segunda. Os quesitos são os mesmos, apenas a originalidade e os passos de quadrilha que merecem atenção especial.
“Os grupos estilizados apresentam os mesmo passos, música e tema da fase eliminatória, mas aqueles que conseguem criar algo a mais ou trazer cenários diferentes recebem uma pontuação melhor. É uma forma de reavaliarmos e achar a grande vencedora”, explicou um dos diretores da Fefap, Alan Sales.
Os grupos
A primeira quadrilha a se apresentar nesta final dos grupos Estilizados foi a Pequena Dama, representante do Bairro do Buritizal, com 23 pares. O grupo foi ensaiado pelos coreógrafos Fábio Augusto, Reginaldo Santos, Alex Ferreira e Marcio.
As roupas são dos estilistas Ney e Serginho, a miss caipira foi Leidiane Carvalho e a marcação ficou por conta de Alan Balieiro. O grupo apresentou o tema “Homenageando e estilizando as glórias de amor e paixão. Raça vermelha e branca, 35 anos de tradição”. O grupo tem como presidente Reginaldo Pereira.
A segunda quadrilha da noite foi a Constelação Junina, que trouxe o tema “Liberté, a valorosa odisseia de um princÍpio universal”. O grupo que apresentou 17 pares foi coreografado por Kleber Ferreira e Arlindo Martins. Tem a roupa assinada pelo estilista Jackson Martins, a miss é Rita Montes e a marcação ficou com Arlindo Martins. O presidente do grupo é o Gleidson Silva.
Representando o município de Vitória do Jari, a Estrela Vitoriense foi a terceira desta noite, com 20 pares e a miss Keyse Emily. O grupo foi marcado por Gileno Almeida. Com a presidência de Graci Andrade, a quadrilha apresentou o tema “A luz da criança, a humanidade e a sua evolução”. A roupa foi pensada por Felipe Saraiva e Ruthicleia Pantoja tendo como base a coreografia de Fábio Almeida e Gileno Almeida.
O grupo Explode Coração mostrou garra e foco ao se apresentar por baixo de chuva. A quadrilha representou o Bairro do Trem com 18 pares, a miss Bruna Cardoso e o marcador Anderson Morais. Presidido por Antônio Reinaldo e coreografado por Walmir Ingles, o tema escolhido foi “O sertão vai ao teatro. O teatro vai ao sertão: das percatas de Maria Bonita às sapatilhas de Ana Maria Botafogo”.
A quinta quadrilha que se apresentou nesta noite foi a representante de Pedra Branca, Magia da Juventude. Que trouxe o tema “Lembranças”, com 18 pares coreografados por Naldo Trindade, marcado por Slony Amapá e capitaneado pela presidente Karen Larissa, que também é a miss caipira do grupo.
Com 16 pares, o grupo Renovação Junina representou o Bairro do Cidade Nova. A quadrilha tem como coreógrafo Gedean Gonçalves e Juliano Barros. As roupas são fruto do trabalho de Paula Tavares, a marcação é de Nilson Santana, com destaque para a miss Laiane Nascimento. O presidente Sebastião Souza escolheu como tema “Em uma apoteose junina, Villas-Lobos musicalidade e vida”.
Com coreografia de Fábio Almeida, Jair Souza e Joelson Leite, o grupo Explosão Junina representou o município de Porto Grande com 22 pares. Os estilistas Theo Gomes, Marcilone e Marilia Pinho capricharam na roupa da miss Rafaela Tayná. A quadrilha que tem como presidente Washington Aguiar trouxe o tema “Meu canto é o meu clamor, negra é a minha cor. Seja você quem for só Deus é o meu senhor”.
Estrela Santanense representou o bairro do Novo Horizonte, do município de Santana. As roupas são do estilista Nancir Rodrigues, com a coreografia de Bendito Cardoso e Odilon Reinaldo. O grupo dançou com 21 pares o tema “Piratas, o século de ouro no São João”. Destaque para a miss caipira Mila Rodrigues e para o presidente Henrique Domingos. O marcador da quadrilha é Adelson Bahia.
A penúltima quadrilha a se apresentar foi a lindíssima Revelação, do Bairro Perpétuo Socorro. O grupo com 24 pares apresentou o tema “O homem do campo que planta, colhe e faz a festa no arraiá”. A coreografia foi de Lucas Nobre e Bill Oliveira, com destaque para os estilistas Mauro Figueiredo, Tom Figueiredo e Elida Lemos. A miss é a belíssima Ítala Campos, o marcador é o Jorge Figueiredo e a presidente é Lucia Margarette.
Sorriso Cristalino encerrou esta primeira noite da final dos grupos Estilizados do Arraiá do Meio do Mundo. O grupo do Bairro Agreste, do Laranjal do Jari dançou com 21 pares e teve como marcador Charles Frazão. A presidente Ana Duarte escolheu o tema “Vinho, dádiva de Dionísio dei bebida dos deuses à riqueza gaúcha”. As roupas são de Charles Pantoja, com coreografia de Franco Santana. A miss caipira é a belíssima Luara Rocha.