Ação de prevenção: AP teve 16 casos de tráfico humano em 3 anos

Compartilhamentos

O tráfico de pessoas foi o alvo de uma ação educativa realizada pela Secretaria de Segurança Pública (Sejusp) nesta sexta-feira, 24, na rampa do Santa Inês. O trabalho foi realizado nas embarcações que estão fazendo viagens para o município de Afuá, onde acontece, neste fim de semana, o tradicional Festival do Camarão. Segundo a Capitania dos Portos, cerca de 12 mil pessoas devem sair de Macapá em direção ao município marajoara.

“Nosso trabalho aqui é de panfletagem e conscientização. Orientamos os viajantes como evitar abordagens suspeitas e como os criminosos envolvidos no tráfico humano costumam agir”, explicou Geise Huana Jucá, do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netp), da Sejusp.

Técnicos da Sejusp distribuem panfletos e conversam com as pessoas

Técnicos da Sejusp distribuem panfletos e conversam com crianças e adultos. Fotos: Cassia Lima

Segundo dados do Netp, nos últimos três anos 16 casos de tráfico humano foram registrados no Amapá. Os mais graves envolveram tráfico de pessoas para trabalho escravo no município de Laranjal do Jari e a adoção ilegal de uma criança.

No entanto, a mudança de atitude dos criminosos e o silêncio das vítimas, dificultam a elaboração de um mapa mais preciso sobre o comércio de seres humanos na região.

“É um crime silencioso, e por isso não temos muitos registros. Vale ressaltar que não é apenas para a exploração sexual que o tráfico de pessoas acontece. Os criminosos atuam para o trabalho escravo em minas, lavouras e até para venda de órgãos. O melhor é conversar com os filhos sobre o assunto”, orientou Geise Huana Jucá.

A ação educativa contra o tráfico humano é uma das atividades da Campanha Coração Azul, mobilizada em todo país pelo Ministério da Justiça. A programação é alusiva ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela Organização das Nações Unidas em 30 de julho de 2013.

O secretário da Segurança Pública, Gastão Calandrine, participou da ação

O secretário da Segurança Pública, Gastão Calandrine, participou da ação

A ação continua na próxima semana. Confira:

Segunda-feira, 27

Às 9h, no auditório da Sejusp, ocorrerá a abertura oficial da Campanha Coração Azul, com palestra educativa sobre o tema.

Às 19h, holofotes serão acesos para iluminar de azul o Monumento Marco Zero do Equador, um símbolo de adesão do Amapá à campanha contra o comércio de seres humanos.

Terça-feira, 28

Às 9h, também na Sejusp, ocorre uma capacitação para agentes do Cram, Camuf e Sejusp. O curso é voltado à rede de atendimento às vítimas do tráfico de pessoas.

Quarta-feira, 29

Acontece uma ação com foco nos passageiros que embarcam no Terminal Rodoviário de Macapá, localizado no Bairro São Lázaro, com destino a principal região fronteiriça do Estado, o município de Oiapoque. 

Quinta-feira, 30

Às 17h, no Centro de Macapá, está prevista uma blitz educativa. A atividade ocorre na Avenida Cândido Mendes, em frente ao Mercado Central.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!