Falta de apoio: Estudante amapaense selecionado para representar o Brasil pode não viajar

Compartilhamentos

O estudante amapaense Ruan Patrick Rodrigues Froz, de 19 anos, foi selecionado como representante do Brasil no 33º Internacional Youth Science Meeting, congresso científico que acontece entre 26 de julho e 2 de agosto, na Universidade do Algarve, em Portugal. Essa é a boa notícia. O problema é o de sempre: falta de apoio financeiro. 

O jovem foi selecionado pelo Programa Jovens Inovadores das Olimpíadas do conhecimento. Essa é a segunda vez que o estudante é escolhido para representar o Brasil em feiras cientificas.

Ruan em Recife, onde participou de um evento científico

Ruan em Recife, onde participou de um Congresso de Ciências. Fotos: Ruan Patrick

Ruan Patrick é acadêmico do primeiro semestre do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Pelas contas dele, essa é a 14ª vez que é selecionado para representar o Amapá em eventos dentro e fora do território nacional. No ano passado, por exemplo, quando ainda cursava o ensino médio, também foi selecionado e viajou porque o Instituto Federal do Amapá (Ifap) custeou as despesas.

“A organização do congresso garante a hospedagem. A Unifap entrou com R$ 1,5 mil que vou utilizar nas minhas despesas lá, mas ainda preciso de cerca de R$ 5 mil para comprar as passagens. Eu acredito que posso por meio dessa experiência influenciar outros jovens amapaenses”, argumentou o estudante.

O Youth Science Meeting, congresso para o qual Ruan foi selecionado, é um dos encontros acadêmicos mais tradicionais e conceituados do mundo. O fórum científico é promovido pela Associação Juvenil de Ciências de Portugal, filiada à Federação Portuguesa de Associações e Sociedades Científicas. 

O acadêmico foi selecionado entre mais de 400 inscritos, e tenta agora vencer a burocracia da máquina pública para angariar recursos e pagar as passagens, mas até agora não conseguiu apoio financeiro nem do governo, nem da prefeitura.

O jovem, que sempre estudou em escola pública, conta que desde o ensino médio sonhava cursar Relações Internacionais e tentar, por meio da experiência, transformar e influenciar a vida de outros estudantes amapaenses.

Ruan esteve em Portugal no passado representando o Brasil

Ruan esteve em Portugal no passado representando o Brasil

“O curso de Relações Internacionais sempre foi meu grande objetivo. Eu sempre estudei muito, tive incentivo nas escolas, lia bastante e tentava tirar o máximo de dúvidas com meus professores. Ser selecionado já foi difícil, mas agora tenho que vencer outra barreira que é juntar dinheiro pra chegar até lá”, frisou Ruan.

O estudante é muito esforçado e conta com um bom currículo de participação em feiras, olimpíadas e congressos acadêmicos, entre eles, Olimpíada da Historia do Brasil, na cidade de Campinas (SP) em 2012; Congresso de Ciência e Progresso Científico, em Recife, em 2013; e Olimpíada Nacional de Matemática, na Bahia, em 2014.

Com ou sem apoio do poder público, o jovem ainda sonha em viajar e pede ajuda. Quem puder colaborar com dinheiro ou com as passagens para Portugal, pode entrar em contato com Ruan Patrick através do número (96) 99201-9482 ou pelo e-mail [email protected].

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!