Oficina Verde: Músicos buscam inspiração nos sons da natureza

Compartilhamentos

Está acontecendo no Teatro das Bacabeiras, esta semana, um evento diferente. Trata-se da Oficina Verde de Composição. A ideia é buscar inspiração no meio ambiente para que profissionais e amantes da música amapaense possam produzir trilhas sonoras. A capacitação iniciou na segunda-feira, 21, e encerrará na sexta-feira, 25, com um show na escadaria do teatro.

Durante a oficina os participantes são incentivados a criar produções inovadoras inspiradas nos sons da natureza como rio, árvores, sementes e pássaros. O evento faz parte do projeto Cidadão Cênico, que tem como objetivo incentivar a participação da população no teatro, aproveitando todos os espaços disponíveis.

Osmar Júnior

Osmar Júnior: todo mundo tem dentro de si a melodia

“Eu acredito que todo ser humano tem dentro de si a melodia e é preciso externar isso em forma de música”, disse o cantor e compositor Osmar Junior, responsável pela oficina. Segundo ele, essa é uma forma de ampliar a produção musical amapaense e de incentivar crianças e adolescentes a comporem.

O professor de música James Souza viajou mais de duas horas para participar da oficina. Ele é do município Pedra Branca do Amapari e pretende levar o conhecimento para os alunos. “Além da composição, a oficina valoriza o Amapá. O Osmar está mostrando como podemos dar significados e sentimentos para uma árvore, por exemplo, e musicalizar isso”, explicou.

O encerramento da oficina será com um show nas escadarias do teatro

O encerramento da oficina será com um show nas escadarias do teatro

Todo material produzido durante a oficina poderá ser utilizado em produções teatrais e cinematográficas locais. Além disso, um grupo de compositores será formado para produzir um acervo de trilhas para o Teatro das Bacabeiras. A ideia é valorizar a produção musical amapaense e integrá-la a outras artes.

O corretor de imóveis Gilberto Soares é apaixonado por música, ficou sabendo da oficina e decidiu participar, pois achou a proposta interessante. “Gosto de compor e essa é uma oportunidade para conhecermos e aplicarmos essas ideias nas composições”, afirmou.

Na sexta-feira, 25, para encerrar a oficina, um show em parceria com o grupo teatral Boca de Cena será realizado nas escadarias do teatro, às 18 horas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!