Ônibus com câmeras: O “Big Brother” do crack

Compartilhamentos

A Guarda Municipal de Macapá vai entrar no combate ao tráfico de drogas na capital a partir do mês que vem. A corporação recebeu, através do programa “Crack, é Possível Vencer”, do governo federal, um ônibus equipado com sistema de câmeras, que vai fazer o monitoramento em vários pontos da cidade, principalmente as áreas onde foram identificadas as conhecidas “bocas de fumo”.

“Com esse ônibus, faremos o videomonitoramento de 20 áreas mapeadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) em Macapá. A ideia é que quando identificarmos alguém vendendo drogas, seja acionada a Polícia Militar. Caso for só consumo, vamos encaminhar para a Semast cuidar dessa pessoa”, frisou Corrêa Nunes, responsável pela capacitação dos guardas que vão operar o sistema.

Guardas municipais recebem capacitação para operar o sistema. Fotos: Cássia Lima

Guardas municipais recebem capacitação para operar o sistema. Fotos: Cássia Lima

O ônibus faz parte do kit contra o crack e custou R$ 4 milhões. Ele ainda veio acompanhado de 2 motos, 2 viaturas, 50 pistolas de choque modelo spark e 150 sprays de pimenta. O ônibus conta com 4 câmeras externas, 2 internas e espaço para 5 pessoas trabalharem confortavelmente, sem contar o motorista.

Cada câmera tem ângulo de 120 graus atingindo uma distância de até 700 metros com nitidez. O veículo ainda vem equipado com uma câmera acoplada no mastro que sobe 9 metros e tem um ângulo de 360 graus.

Guardas municipais com o ônibus que fará o monitoramento na cidade

Guardas municipais com o ônibus que fará o monitoramento na cidade

“Esse equipamento melhora muito nosso trabalho, já que com as câmeras não precisamos de tantos homens nas ruas, que poderão ser empregados em outras atividades. Sem contar que ainda podemos identificar quem é usuário e quem é traficante”,  enfatizou a inspetora Lucila dos Santos.

Uma das câmeras externas que alcança até 700 metros com visão nítida

Uma das câmeras externas que alcança até 700 metros com visão nítida

Para o serviço entrar em operação, a Guarda Municipal ainda espera 20 câmeras serem entregues pelo governo federal que serão instaladas em diversos pontos de Macapá, como o Parque do Forte, por exemplo. O ônibus ficará fazendo ronda diariamente na cidade e também terá acesso às imagens das câmeras fixas. Durante esta semana os guardas passam por capacitação para operar o sistema.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!