Humberto Baía, de Oiapoque –
Os órgãos do Sistema S, entre eles Senai e Sesi, estão em Oiapoque com toda a estrutura para a realização de cursos oferecidos à população da fronteira. O trabalho ainda faz parte da Operação Ágata 10, realizada pelas forças armadas do Brasil.
São cursos profissionalizantes em várias áreas e vão beneficiar 280 pessoas. O encerramento do trabalho está previsto para o dia 7 de novembro, quando vai acontecer uma ação social em parceria com o Ministério Público e outros órgãos.
Três carretas do Senai e Sesi estão em Oiapoque com cursos de panificação, mecânica de motor de popa, pedreiro e instalador de cerâmica.
Todas as vagas foram preenchidas. “Para mim é uma oportunidade de conhecer várias máquinas que eu nem sabia que existiam. Já trabalho com a produção de salgadinhos, e agora quero a certificação”, disse o autônomo Sirlei Monteiro dos Santos, único homem na turma de 20 participantes do curso de panificação.
O Senai e o Sesi também estarão promovendo uma grande ação social colocando à disposição da população, exames, consultas médicas, emissão de documentos e orientação jurídica.