Ministério Público encaminhou à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) um pedido formal de documentação e prestação de contas da Liga das Escolas de Samba (Liesap) dos últimos cinco anos, referente aos repasses financeiros feitos pelo governo do Estado para subsidiar o carnaval amapaense nesse período.
O pedido foi encaminhado no dia 29 de setembro. A secretaria tem o prazo de 10 dias para entregar os documentos solicitados pelo MPE.
No pedido, o promotor Afonso Guimarães requisita todas as notas fiscais e recibos fornecidos pela liga ou qualquer outra entidade semelhante, que tenha recebido recursos do Estado nos últimos cinco anos para realização do carnaval amapaense.
“A Liesap presta conta todos os anos. Este ano entregamos a documentação referente ao ano de 2014 no mês de maio. As contas referentes a 2015 serão entregues em maio de 2016. O Ministério Publico está certo em pedir essa prestação de contas, não só das escolas de samba mas, das quadrilhas juninas também”, disse Helton Juca, diretor de Carnaval da Liesap.
A Secult também recebeu com bons olhos o pedido do MP, já que está fazendo o seu papel de fiscalizar. “Estamos fazendo de tudo para entregar em tempo hábil todos os documentos que fazem parte da prestação de contas das escolas de samba. É bom esclarecer que as prestações de contas existem, mas quanto a aprovação delas, é outra historia”, afirmou o secretário de Cultura, Disney Silva.
O prazo que o MP deu à Secult expira no dia 9 de outubro, e caso a secretaria não o atenda, corre o risco de responder por crime de desobediência.