ANDRÉ SILVA –
O fogo se alastra pelo mato seco da Lagoa dos Índios provocando muita fumaça e dificultando a visão dos motoristas que trafegam pela rodovia Duca Serra. Esse tipo de incêndio acontece todos os anos, mas é difícil saber ao certo o que realmente causa o problema. Mas o Corpo de Bombeiros acredita que a maioria dos casos tem ação humana.
“Todos anos esses incêndios acontecem. Alguns são causados pela própria natureza devido o calor, mas a maioria é causada pelo próprio homem, que joga pontas de cigarros acesos no mato ou toca fogo em lixo, e isso acaba saindo do controle. A vegetação seca provoca muita fumaça, o que dificulta a visão dos motoristas e incomoda os estudantes da faculdade que fica nessa área”, explicou o tenente coronel Rogério, do Corpo de Bombeiros.
Segundo o militar, por se tratar de uma vegetação rasteira e seca, o fogo se alastra por baixo da terra tornando o controle muito difícil. Ele compara a dificuldade de controlar o incêndio ao que ocorreu na Reserva Biológica do Lago Piratuba, em novembro do ano passado. Ele também diz que a ajuda da população é essencial para combater o problema.
“Esperamos que a população que mora no entorno da Lagoa dos Índios, possa nos ajudar a combater essa prática e inibir quem quer que seja que tente incendiar essa área”.