Feriado: Nossa Senhora da Conceição recebe homenagens de Norte a Sul de Macapá

Compartilhamentos

EDSON CARDOZO –

Nesta terça-feira, 8, será um dia dedicado às homenagens à Nossa Senhora da Conceição. Logo pela manhã, às 7h, uma missa celebrada pelo padre Aldenor Santos, pároco da igreja da santa que fica no Bairro do Trem. O ponto alto será a procissão que acontece às 17h, depois da missa celebrada pelo bispo Dom Pedro José Conti.

Haverá também o Terço dos Homens, que já é uma tradição no dia da padroeira do Bairro do Trem. O Terço dos Homens e a procissão da Imaculada Conceição percorrem as ruas do Bairro do Trem, comunidade que possui uma das maiores congregações católicas de Macapá.

Padre Aldenor Santos: programação dedicada à Imaculada Conceição.

Padre Aldenor Santos: programação dedicada à Imaculada Conceição

Após a procissão, finalizando as festividades, acontece com uma festa social no arraial montado na quadra da igreja. Haverá venda de comidas típicas, bingos e cânticos.

No Curiaú

No quilombo do Curiaú, Nossa Senhora da Conceição também recebe homenagens. A família Ramos vai reunir devotos no dia dedicado à santa. A família dos patriarcas Joaquim e Joaquina Ramos, falecidos, estão organizando um dia com missa, procissão, refeições, brincadeiras para crianças e baile dançante.

As homenagens à N. S. da Conceição também tem batuque no Curiaú

As homenagens à N. S. da Conceição também tem batuque no Curiaú

A homenagem à santa iniciou há mais de 70 anos, e desde então segue realizada pelos filhos, netos e bisnetos do casal.

Bibiana Ramos, filha de Joaquim, explica que a programação não se restringe ao dia 8, e inicia com novenas rezadas diariamente sob a responsabilidade de um filho, e continua no dia 11, com almoço, jantar e batuque até o raiar da manhã seguinte, e encerra dia 12, com um baile.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!