ANDRÉ SILVA –
A Escola de Samba Maracatu da Favela completa 63 anos esta semana, e vai fazer uma grande festa neste sábado, 19, na quadra da escola.
Depois do anúncio do cancelamento do desfile das escolas de samba, o presidente da agremiação, Paulo Flexa, disse que a escola vai fazer seu carnaval em 2016 com festas na sua quadra no período carnavalesco.
A escola nasceu em 15 de dezembro de 1952. Ela foi fundada por quatro amigos, mas apenas um está vivo, o Cadico. A escola acumula nove títulos do carnaval amapaense e muitas histórias de superação. Flexa disse que em todos esses anos a agremiação teve um período difícil, e teve que ficar parada por 12 anos.
A escola antes adotava as cores azul e branco. Mas logo depois, com autorização da Mangueira, do Rio de Janeiro, passou a usar as cores verde e rosa.
“Sempre houve uma disputa sadia entre o Boêmios e o Maracatu. Existe até uma disputa para saber qual é a agremiação mais antiga. Eles usam o fato do Maracatu ter passado por cinco anos na clandestinidade – sem registro”, contou o presidente.
Segundo o presidente da agremiação, a escola já estava preparada para o pior. Por isso, decidiu colocar o plano B em prática, que consiste em fazer as festas na quadra da escola.
“Todas as sextas-feiras que antecederem o carnaval de 2016, faremos festas para comemorar o carnaval. Mesmo sem o aporte que nós aguardávamos do governo, a Maracatu da Favela vai fazer seu carnaval”, afirmou Flexa.
Antes do anúncio de que não haveria o desfile das escolas, a Maracatu já havia comprado confecções das fantasias e das alegorias. Um investimento, que segundo o presidente, chega a R$ 50 mil. Todo material comprado será utilizado no carnaval de 2017.
O aniversário da escola será comemorado neste sábado, 19, na quadra da escola na Avenida Padre Júlio , no Bairro Santa Rita. O evento vai contar com a participação da bateria de escolas de samba convidadas. A festa começa as 18h e não tem hora para acabar. A entrada é franca.