Famílias orientadas na criação de peixes colhem os frutos

Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Cerca de uma tonelada de peixes foram comercializados neste sábado, 30, na Praça do Bairro Santa Inês, na orla de Macapá. O pescado vendido ao preço de R$ 10 o quilo  é resultado do projeto Peixe Vivo, da prefeitura de Macapá. Quem procurou o pescado gostou do preço ofertado.

“É mais barato do que na feira e a gente percebe que é um peixe de qualidade. Só soube do projeto porque passei aqui na orla. Acredito que com uma divulgação maior todos saem ganhando”, avaliou Jairo Menezes, que garantiu o almoço da família.

Natalina criava frango há 20 anos e em 2013 entrou a piscicultura. Fotos: Cássia Lima

Natalina cria frango há 20 anos e em 2013 entrou a piscicultura. Fotos: Cássia Lima

Neste sábado foram comercializadas três espécies: tambaqui, pirapitinga e tambatinga. Os polos produtores são os distritos do Macacoari (município de Itaubal), Mel da Pedreira, Fazendinha e Coração, os três na zona rural de Macapá.

A produtora rural Natalina de Oliveira, de 40 anos, cria frango há 20 anos, e iniciou em 2013 a criação de peixes.

“Tenho 8 tanques no meu terreno no Distrito do Coração. A experiência é a melhor possível. É um dinheirinho a mais no fim do mês que faz a diferença. Estamos apenas precisando de uma feira adequada para essa comercialização”, destacou a produtora.  

Coordenador do projeto, Alexandre Pelaes: aceitação muito boa

Coordenador do projeto, Alexandre Pelaes: aceitação muito boa

O objetivo da ação é o incentivo à piscicultura de pequenos produtores rurais, além da oferta de um peixe mais barato. O projeto começou em 2013 com a escavação de 102 tanques para a criação de peixes.

Em 2015, mais 100 tanques foram escavados gerando um resultado de 15 mil toneladas de peixes comercializados. Esse ano a expectativa é maior.

Jairo: é mais baratoo que na feira

Jairo: é mais barato que na feira

“A aceitação tanto dos produtores quanto da sociedade é muito boa. Já estimamos 80 mil toneladas esse ano e estamos com a perspectiva de 150 mil para 2017, além da escavação de mais 100 tanques”, explicou o coordenador do projeto, Alexandre Pelaes.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macapá, o projeto Peixe Vivo beneficia mais de 300 pequenos produtores. Os piscicultores recebem a escavação dos tanques com até 1.500 m² e os alevinos para dar início à produção.

Tambaqui, pirapitinga e tambatinga são as espécies criadas

Tambaqui, pirapitinga e tambatinga são as espécies criadas

Após 9 meses, o peixe é retirado dos tanques e transportado em um caminhão com sistema de oxigenação até os postos de venda. A previsão é que na Semana Santa mais pescado do projeto seja ofertado em vários pontos de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!