Casamento ‘crioulo’ encerra Salão de Turismo na Guiana

Salão reuniu mais de 200 expositores. Dez deles eram de Oiapoque representando setores como hotelaria, gastronomia e artesanato
Compartilhamentos

HUMBERTO BAÍA, DE OIAPOQUE

Nesse tempo em que é preciso estimular mais do que nunca a iniciativa privada e o turismo, o Amapá foi representado por apenas uma delegação no 18° Salão de Turismo da Guiana Francesa, realizado entre os dias 14 e 17 de abril, na cidade de Matoury. O grupo de empreendedores era do município de Oiapoque, cidade a 600 quilômetros de Macapá. 

O evento, que encerrou com um legítimo casamento na tradição ‘crioulo’ da região, é realizado há 6 anos, e reúne micro e pequenos empresários com objetivo promover o turismo na Guiana,  mas é aberto também  a empreendedores de toda a região, incluindo o Brasil.

Alex Madelene abre o Salão de Turismo da Guiana. Fotos: Humberto Baía

Alex Madelene abre o Salão de Turismo da Guiana. Fotos: Humberto Baía

Outro estande brasileiro: agências, hotelaria e artesanato representados

Estandes brasileiros entre 200 no total: agências, hotelaria e artesanato representados

Este ano o Salão reuniu mais de 200 expositores e 30 mil visitantes passaram diariamente pelos estandes. Muitos empreendedores eram do setor hoteleiro e agências, mas também havia donos de restaurantes, lojas, empresa de locação de veículos, artesão, e outros segmentos diretamente ligados ao turismo.

Este ano a Associação do Comércio e Indústria de Oiapoque levou para o evento 10 expositores para promover Oiapoque e seus produtos, uma oportunidade para fazer contatos  com outros operadores da Guiana  e trocar conhecimentos com o trade turístico.

Um dos 10 estandes de Oiapoque em exposição no Salão

Um dos 10 estandes de Oiapoque em exposição no Salão

Presidente da ACIO conversa com empreendedores de Oiapoque

Presidente da ACIO conversa com empreendedores de Oiapoque

“Não é fácil sair de Oiapoque e chegar até Caiena, mas todo o empresário da área deveria vir pelo menos uma vez”, diz um dos mais conhecidos empresários de Oiapoque na área de turismo de aventura na região,  Romilson, o ‘Rona’.

Isaac Silva, presidente da associação, acha que o esforço valeu a pena.

“Apesar da dificuldade estamos participando de um dos eventos mais importantes do Platô das Guianas”, frisou.

Além do casamento, houve apresentação de uma agremiação carnavalesca

Além do casamento, houve apresentação de uma agremiação carnavalesca

Família de artesãos de Oiapoque

Família de Anie Maguiver: de artesanato de caixas de leite

Depois do salão, o presidente participou da primeira reunião com o presidente Comitê do Turismo da Guiana, Alex Madalene. O objetivo era falar do salão do ano que vem.

“Durante o evento o que se percebe é um numero muito grande de empresários franceses buscando parcerias para operar o produto com parceiros de Oiapoque”, disse Madalene.

“Já  participei de vários eventos no Brasil,  e sei da importância deste para o Amapá e a Guiana. O Amapá tem como gerar empregos e renda a partir do turismo“, diz Marcelo de Sá, guia turístico amapaense.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!