Pense num lugar que já foi bonito…

Combinação de iluminação precária, mato alto e lixo tem afastado a população do local
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O Parque do Forte não é mais digno do apelido de ‘Lugar Bonito’, como ficou popularmente conhecido após campanha publicitária 10 anos atrás. A iluminação precária tem afastado os frequentadores do local, que evitam andar a noite por lá. A falta de segurança é outro ponto que deixa a desejar. A Secretaria de Cultura do Amapá (Secult) promete mudar essa realidade ainda neste primeiro semestre de 2016.

Pontos como este estão abandonados e depredados

Pontos como este estão abandonados e depredados. Fotos: Cássia Lima

Uma das áreas de lazer preferidas dos visitantes e moradores de Macapá, o Parque do Forte deu lugar ao mato alto, acúmulo de lixo, água empoçada e brinquedos quebrados. 

Trabalho de manutenção na iluminação pública começou nessa segunda (25)

Trabalho de manutenção na iluminação pública teve início nessa segunda (25)

“O estado de abandono é triste. Eu caminho aqui de manhã há quase 30 anos. Isso já foi bem cuidado, hoje precisa de iluminação e limpeza da empresa e cuidado dos cidadãos. De vez em quando a gente vê um carro da polícia, mas o ideal é ter um posto da PM aqui. Eu prefiro caminhar pela manhã que é mais seguro”, ressaltou o advogado Joselito Chagas, de 55 anos.

Playground danificado representa perigo para as crianças

Playground danificado representa perigo para as crianças

Atualmente, o banheiro não funciona. À noite, os postes que deveriam iluminar a área estão com as luzes apagadas, e a área do playground não tem estrutura mínima para as crianças brincarem com segurança. Além da ação do tempo, boa parte da estrutura foi depredada.

“Venho aqui com minha família sempre que posso. Percebo poucas lixeiras, mas a população também não colabora. O banheiro não funciona e a noite é muito escuro, principalmente a parte que fica de frente para o rio. É preciso que todos os moradores e o poder público cuidem do espaço”, reclamou o corredor Nelson dos Santos, de 36 anos.

Espaços acumulam água, tornando propício a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Espaços acumulam água, tornando propícia a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Inaugurado no dia 10 de junho de 2006, o complexo turístico é localizado na frente da cidade e abrange a área externa da Fortaleza de São José. O Parque do Forte é administrado pela direção da Fortaleza, e desde fevereiro a empresa Solares é responsável pela limpeza do local, além da revitalização.

Secretário Carlos Matias: complexo passará por reitalização

Secretário Carlos Matias: complexo passará por revitalização

“Já reunimos com a empresa para realizar mudanças no cuidado com o Parque. No momento, estamos fazendo um levantamento geral sobre a estrutura do Parque, mas já iniciamos o trabalho de revitalização da iluminação e limpeza. Vamos trabalhar para que a população tenha o lugar bonito até o fim do primeiro semestre”, garantiu o secretário de Cultura, Carlos Alberto Matias.

De acordo com a Secult, o espaço passará por uma revitalização geral. O problema de segurança deve ser revolvido com um policiamento por escala da Polícia Militar. Uma campanha de conscientização também deverá ser feita para manutenção do espaço.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!