Corpo de Bombeiros notifica mais de 100 lojas em shoppings da cidade

Falta do alvará de funcionamento e vencimento do documento foram os principais problemas encontrados
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Mais de 100 lojas de shoppings de Macapá foram notificadas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) na tarde de terça-feira, 10, e pela manhã desta quarta-feira, 11. Os principais problemas encontrados foram a falta do alvará de funcionamento da corporação e o documento vencido.

Cerca de 20 bombeiros militares, entre oficiais e tenentes, participaram da vistoria que vem sendo feita desde o ano passado. A equipe do CBM percorreu por todas as lojas do Macapá Shopping, no Centro, e do Amapá Garden, na Rodovia JK. Nos dois empreendimentos, as infrações eram as mesmas: alvará vencido e a falta do documento.

Vistoria dos Bombeiros percorreu dois shoppings de Macapá. Fotos: André Silva

Vistoria dos Bombeiros percorreu dois shoppings de Macapá. Fotos: André Silva

No Macapá Shopping, 74 lojas estavam com o alvará vencido, 10 em processo de legalização e apenas 5 estavam com a documentação em dia. Já no Garden Shopping foram notificadas 48 lojas por funcionar de forma irregular. 

Tenente Paulo Sampaio

Tenente Paulo Sampaio: queremos saber se as lojas estão de acordo com as normas estabelecidas pelos Bombeiros do Amapá

“Nosso objetivo aqui é vistoriar as lojas para saber se elas possuem alvará de funcionamento e os dispositivos de segurança contra incêndio e pânico. Caso elas não tenham esses dispositivos, serão notificadas a se adequarem ao padrão exigido”, explica o tenente Paulo Sampaio.

Os shoppings possuem os sistemas de segurança que, segundo o tenente, vai até a porta das lojas. “Da porta para dentro é responsabilidade dos lojistas”, completa o tenente.

Os estabelecimentos devem possuir além dos extintores, detector de fumaça, splinters de água contra incêndio e sistema de alarme. Caso elas não tenham esses dispositivos, terão que se adequar às normas do CBM e apresentar uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), obrigatório as lojas.

“Vamos passar a informação para o dono da empresa e com certeza ele vai regularizar a situação. Será bom para a nossa segurança e para a do cliente”, comentou o vendedor Aloísio Gomes, de 24 anos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!