Mal necessário

Distância entre retornos ao longo a Avenida Tancredo Neves, Zona Norte tem irritado condutores
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Os motoristas que trafegam na Avenida Tancredo Neves, na Zona Norte de Macapá, mais precisamente em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar, notaram a mais recente obra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que decidiu tirar um dos retornos que dão acesso a Avenida Adilson José Pinto Pereira, no sentido Zona Norte/Centro. Agora, quem precisa ter acesso à outra pista, tem que seguir mais 700 metros para isso.

Obra aumentou a distância entre retorno

Obra aumentou a distância entre retornos na Avenida Tancredo Neves, Zona Norte de Macapá. Fotos: André Silva

Não parece, mas a obra segue os padrões do Código Nacional de Trânsito (Contran). O superintendente do Dnit no Amapá Fabio Vilarilho, explica que a distância da saída de uma rodovia  para uma pista como a Tancredo Neves, tem que obedecer a uma distância mínima segura de aceleração dos veículos para pegarem o retorno.

Chefe do Dnit, Fábio Vilarinho: primeira licitação foi cancelada

Superintendente do Dnit no AP, Fábio Vilarinho

“Não tem como ser assim: você sair do Curiaú e imediatamente pegar o retorno, e logo em uma rodovia que tem grande movimento de veículos. Então,  é preciso ter uma distância segura de no mínimo 600 metros, que são 300 metros para a aceleração e os outros 300 metros para a desaceleração e realizar a manobra”, explica o superintendente.

Ele completa dizendo que os veículos vindos da AP-070, ao cruzarem a pista, colocavam em risco a segurança de outros motoristas. O retorno que será usado fica em frente ao Bairro Infraero II, e é exclusivo para ônibus e carros pequenos, já o seguinte, que fica em frente ao loteamento Açaí, para uso de caminhões. 

Condutor

Joelson Gemaque, autônomo: “vamos ter que gastar mais combustível”

“Isso aí só veio para prejudicar quem usava esse retorno. Essa atitude não ajuda em nada, vamos ter é que gastar mais combustível para irmos até a frente do Infraero II e fazer o retorno”, se queixa o autônomo Joelson Gemaque, de 33 anos. Ele mora no Jardim Felicidade e usa o retorno constantemente. 

Radares

O Dnit avisa que os novos radares que foram instalados no ano passado ao longo da BR-210, que compreende o trecho urbano de Macapá, em frente aos Bairros Brasil Novo e Infraero l, já estão funcionando desde o dia 29 de janeiro. E que de ‘lá para, cá já’, foram registradas quase 4 mil multas.

Mais de 4 mil multas registradas pelos radares da BR-

Cerca de 4 mil multas foram registradas pelos radares ao longo da BR-210

“Diariamente nós atendemos entre 15 a 20 pessoas que têm vindo ao órgão para contestar ou mesmo pagar as multas. Queremos lembrar que o objetivo não é multar, mas educar e prevenir acidentes”, finaliza Fábio Vilarilho.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!