DA REDAÇÃO
O Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) do Amapá terá um novo prédio. As obras ainda não têm data definida para iniciar, mas a liberação dos recursos no valor de R$ 9 milhões, será feita ainda esse ano, após as eleições municipais de 2016. A verba é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel (PR-AP).
O recurso foi possível porque houve uma alteração no projeto que teria como proposta a construção do Complexo Hospitalar da Zona Norte de Macapá, que abrange a maternidade e o centro de diagnóstico. Por insuficiência de recursos para a construção e equipagem do centro de diagnóstico, foi sugerido e aceito pelo Ministério da Saúde a construção em etapas do complexo, dando prioridade ao Centro de Doenças Tropicais.
Referência em tratamento de doenças de pele infectocontagiosas de alta e média complexidade no Amapá, o CRDT hoje funciona em um prédio cedido, na Rua Professor Tostes, no Bairro Jesus de Nazaré. O espaço é pequeno para a grande demanda de atendimentos, e necessita de reparos em sua estrutura.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, também autorizou dar celeridade no processo de Incremento temporário do Limite Financeiro da Assistência de Média e Alta Complexidade (MAC), para os hospitais do governo do Estado. O processo havia sido protocolado em janeiro deste ano.