DA REDAÇÃO
Mais de 500 trabalhadores, a maioria mulheres, receberam seus certificados nos cursos do Programa ‘Qualifica Amapá’. A cerimônia de formatura realizada na última segunda-feira, 4, quase lotou o Teatro das Bacabeiras.
“São mais oportunidades para as pessoas que não teriam acesso a uma qualificação profissional. Isso faz com que eles aumentem as perspectivas de geração de emprego e renda”, observou a idealizadora do projeto, deputada estadual Luciana Gurgel (PMB).
A primeira etapa do Qualifica Amapá ofereceu cursos profissionalizantes voltados para atender demandas de vários setores da economia local. Foram escolhidos cursos para mercados de trabalho em estética, gestão e artesanato.
Nesta primeira etapa foram contemplados 620 alunos residentes nas zonas Norte, Sul, Central, Leste e Oeste de Macapá, bem como moradores das comunidades do Curiaú e Fazendinha.
Trinta e uma turmas foram formadas em 9 cursos: manicure e pedicure, corte de cabelo masculino e feminino e maquiador; auxiliar administrativo e auxiliar de recursos humanos e empacotador e operador de caixa; além de biojóias em sementes.
Os cursos foram realizados graças a parcerias com Beleza Centro Técnico, Escola Estadual José Bonifácio, na Comunidade do Curiaú; Escola Estadual Nilton Balieiro Machado; Escola Estadual Lagoa dos Índios; e vários profissionais e servidores da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).