CÁSSIA LIMA
Palestras, patrulha contra o Aedes aegypti, vídeo aulas, observação microscópica e apresentação teatral foram algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos da Escola Estadual Santa Maria, localizada no Conjunto Cabralzinho na manhã desta sexta-feira, 12. A escolha da escola tem relação com as estatísticas que apontam que o conjunto apresenta o maior número de focos do Aedes aegitpy do Estado.
“Muitas dessas crianças já foram vítimas de doenças causadas pelo vetor. Esse trabalho de despertar essa consciência é fundamental. Elas são as primeiras que irão divulgar isso. Eles serão patrulheiros do Aedes no futuro”, destacou a coordenadora pedagógica da escola, Adriana Saldanha.
O Dia D de combate ao Aedes nas escolas é um projeto que tem o objetivo pedagógico de conscientizar e mobilizar a participação das crianças na redução da proliferação do mosquito. O método é simples: palestras e patrulhas.
“Os alunos puderam ver as larvas do vetor em suas diferentes fases eclodindo. E percebemos os olhinhos brilhando com a visão do microscópio e desse novo mundo que eles desconheciam. Essa idade é muito propícia para as crianças receberem esse tipo de conhecimento e praticarem”, explicou a coordenadora do projeto, aspirante Meiry de Lima.
O Dia D é coordenado pelo Corpo de Bombeiros e tem apoio da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O Aedes aegypti é transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus.