CÁSSIA LIMA
Cerca de 90 mil alunos voltaram às aulas na manhã desta segunda-feira, 1, em todo Estado do Amapá. Ao todo, 368 escolas do Estado retornaram com as aulas. A maioria teve 80% dos alunos presentes, segundo a Secretaria de Educação (Seed). A previsão da secretaria é que o calendário escolar normalize em dezembro.
O Colégio Amapaense foi uma das escolas que voltou das férias nesta manhã. Dos mil alunos, metade compareceu as aulas. O número é considerado normal pela direção da escola.
“Geralmente nos primeiros dias não vem todos os alunos, isso é normal. Aqui estamos tendo aula normal com atenção espacial para os alunos do último ano do ensino médio que irão fazer o Enem”, frisou o diretor do CA, Haroldo Freitas.
O Amapá possui 408 escolas, mas apenas 368 retornaram. As outras 40 estão passando por reformas ou tiveram o bloqueio dos recursos da merenda e transporte escolar. Mas, de acordo com a Seed, tudo será normalizado até o dia 10.
“Esse bloqueio de verbas ocorreu, na maioria dos casos, devido à falta de documentação. Já estamos cuidando disso e o pagamento está previsto para o dia 8. Contando com contratempos, já estamos avisando que as aulas retornam dia 10 nessas escolas”, explicou o coordenador de Educação Básica da Seed, Aecio Costa.
De acordo com a Seed, o cronograma de aulas de 2016 abrangerá aulas até o dia 30 de dezembro, com exceção do dia 24, 25 e 31 de dezembro, e essas aulas serão recompensadas em janeiro. A previsão é que o calendário de 2017 inicie em fevereiro.