Em Mazagão, festa da padroeira tem ritual de crianças e brincadeira de cavalaria

Ponto alto da programação foi na última segunda-feira, 15
Compartilhamentos

GABRIEL PENHA – de Mazagão Velho

O município de Mazagão, distante 32 quilômetros de Macapá, comemorou com muita festa o dia de sua padroeira Nossa Senhora da Assunção. O ponto alto da programação foi na última segunda-feira, 15. Nesta data, foi feriado municipal.

Nossa Senhora da Assunção. Fotos: Gabriel Penha

Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Mazagão. Fotos: Gabriel Penha

Um dos destaques foi a programação religiosa na igreja que tem o nome da santa, no distrito de Mazagão Velho. Logo depois da missa, um grupo de crianças da comunidade fez a coroação da imagem da santa, entoando hinos religiosos. Em seguida, a comunidade saiu em procissão percorrendo as ruas da vila, e nem o sol a pino afastou os fieis que foram homenagear a padroeira.

Após as celebrações religiosas, a comunidade se reuniu no Centro Comunitário, onde aconteceu um leilão para angariar recursos e o sorteio das figuras da Festa de São Tiago do ano seguinte.

Crianças

Crianças vestidas de anjos participaram da missa em louvor à Nossa Senhora da Assunção, em Mazagão

E as crianças também tiveram espaço garantido na programação. Participaram de diversas brincadeiras como corridas e subida no pau de sebo. Divididas em faixa etária, os vencedores ganharam brinquedos como prêmio. Todas as premiações, bem como o lanche servido gratuitamente, foi comprado com recursos da própria comissão da festividade.

A retirada das “argolinhas”

No fim da manhã aconteceu a já tradicional corrida de cavalos. Mas o espetáculo maior ficou por conta da brincadeira da retirada das argolinhas. Membros da cavalaria, os mesmos que participam da Festa de São Tiago, em julho, cavalgam para retirar, com lanças de madeira, argolas enfeitadas com tiras de papel de seda, colocadas em uma corda a cerca de três metros de altura, que atravessa a rua. Cada argola contém o nome de uma criança e os pais pagam premiação em dinheiro, cujo valor depende de suas generosidades. A tarefa pede equilíbrio e astúcia dos cavaleiros.

Argolas enfeitadas

Argolas são enfeitadas para retirada dos cavaleiros 

“É um momento da cavalaria, mas que já ganhou a simpatia dos moradores, tanto que todo ano atrai um público maior. Para nós, é uma data pra lá de especial”, diz o mazaganense Elton Tiago Jacarandá, um dos cavaleiros que participou da brincadeira.

Retirada das argolas

Retirada das argolas é tradição dos festejos em homenagem à padroeira da cidade

Para dona Joaquina da Silva, 64 anos, integrante do Grupo Litúrgico e uma das organizadoras das festividades de Mazagão Velho, a festa em honra à padroeira tem grande significado.

“Muita gente pensa que São Tiago é o padroeiro de Mazagão, pelo fato da festa em honra a ele ser a mais conhecida, mas, na verdade, é Nossa Senhora da Assunção. É uma festa que movimenta todo o município e tem grande importância para a nossa comunidade”, comentou a senhora, lembrando que a santa também dá nome à Paróquia, em Mazagão Novo.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!