DA REDAÇÃO
A juíza Stella Ramos não é mais desembargadora. A corte cumpriu determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desfez a promoção da magistrada que comandava a corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE). Quem assumiu a função de corregedor foi o desembargador Agostino Silvério, segundo à esquerda na foto de capa.
Silvério foi empossado em sessão administrativa do TRE realizada na tarde de quarta-feira, 5. A sessão foi conduzida pelo presidente do tribunal, desembargador Carlos Tork.
O cancelamento da promoção de Stella Ramos foi decidida no dia 27 de setembro, e atendeu representação do juiz Rommel Araújo de Oliveira, que tinha ficado em primeiro lugar na lista de juízes candidatos à vaga.
Stella Ramos estava em sexto lugar, mas, depois da criação de novas regras de avaliação por merecimento, ela acabou conquistando a vaga. O CNJ demorou quase dois anos para julgar a representação.
O Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) precisará realizar um novo processo de escolha, mas ainda não anunciou quando isso ocorrerá.
Como corregedora, Stella Ramos comandou o primeiro turno das eleições municipais no Amapá.
O novo corregedor, Agostino Silvério, também assumiu a vice-presidência do TRE até o ano que vem, quando ocorrem novas eleições no Judiciário.