GEA pede autorização da Alap para doar terras à Suframa

Suframa vai investir R$ 20 milhões na construção do complexo no Distrito Industrial de Macapá e Santana
Compartilhamentos

SELES NAFES

O governo do Amapá encaminhou para a Assembleia Legislativa projeto de lei que doa o terreno onde será construída a sede definitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O órgão, que já gerencia as áreas de livre comércio, será também responsável pela orientação e fiscalização das indústrias da Zona Franca Verde. Onze fábricas já tiveram os projetos aprovados.

A área que será doada à Suframa tem 23 mil metros quadrados e fica no Distrito Industrial de Macapá e Santana, próximo da Rodovia Duca Serra. No local também irá funcionar um posto da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e da Agência Amapá, encarregada de analisar e aprovar os projetos de instalação.

Fábrica de cosméticos vai se instalar no Distrito Industrial para produção em larga escala

Fábrica de cosméticos vai se instalar no Distrito Industrial para produção em larga escala

Na prática, trata-se de um complexo de fiscalização. Por isso, a Suframa também pretende realizar obras de saneamento básico no Distrito Industrial, além de urbanização, identificação das ruas e outras obras. Os recursos serão da Suframa e do governo do Estado.

“Será um mix de fiscalização. Vamos fazer todo o complexo no Distrito Industrial, mostrando que estamos acreditando na Zona Franca Verde do Amapá”, justifica a superintendente da Suframa no Amapá, Tânia Miranda.

Dia 19 de agosto: empresário recebe do governador Waldez Góes titulo de terras para instalar fábrica no Distrito Industrial. Foto: Secom

Dia 19 de agosto: empresário recebe do governador Waldez Góes titulo de terras para instalar fábrica no Distrito Industrial. Foto: Secom

A superintendente já foi até a Assembleia Legislativa explicar o projeto da Suframa e pedir a aprovação do projeto de lei, mas ele ainda não entrou em pauta. O projeto foi enviado no último dia 7, e ainda precisa passar pelas comissões permanentes da Alap.

Fábricas

Técnicos da Agência Amapá, órgão estadual, e da Suframa, estão orientando as empresas na elaboração dos projetos.

Das onze que já tiveram projetos aprovados e receberam títulos de uso dos lotes do Distrito Industrial, duas são de outros estados e sete são do Amapá. As empresas agora vão ampliar a produção com foco em exportação, como é o caso de uma fábrica de sorvetes, outra de tintas, vidros e cosméticos como sabonetes e shampoos.

“É um processo de expansão dessas empresas com foco nas vendas para o exterior. Existem outras empresas interessadas e estamos analisando. Temos mais duas indústrias que estão com quase tudo certo para se instalar”, explica a superintendente.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!