CÁSSIA LIMA
Até às 10h30min deste domingo, 2, cinco urnas apresentaram problemas técnicos em Macapá durante a eleição. Apesar do incidente, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) considerou tranquilo o início da votação na capital. Poucas filas se formaram.
As urnas que apresentaram problemas foram trocadas imediatamente. Um dos colégios em que houve a mudança foi a Escola Estadual Padre José de Anchieta, no Bairro Santa Rita.
A votação iniciou às 8h com poucas filas na maioria das seções eleitorais. Algumas escolas tradicionais, como o Colégio Amapaense, registraram filas. Porém como o tempo de votação é rápido, cerca de 30 segundos, nada aconteceu que causasse transtornos.
“Quase não demorei. Tinha uma fila, mas foi rápido. O voto é rapidinho. Eu acho que não tem muita opção para candidatos. Mas agora é esperar a apuração”, destacou o empresário Domingos Rodrigues, de 38 anos.
Segundo o juiz Adão Carvalho, da 2ª Zona Eleitoral, mesmo com os imprevistos, o pleito está dentro da normalidade.
“As eleições estão transcorrendo normalmente. Não há nenhum grande incidente. Apenas problemas pontuais e técnicos, mas que já foram resolvidos. Todas as seções de Macapá estão funcionando perfeitamente e esperamos que isso continue até o fim do dia”, frisou o juiz.
Votando cedo para aproveitar o domingo
Os eleitores mais experientes chegaram cedo para votar e aproveitar o resto do domingo. Foi o caso da professora Elizângela da Silva de Aleluia, de 43 anos, que vota na Escola Municipal Meu Pé de Laranja Lima, no Santa Rita.
“Eu acordei cedo para votar. Não tinha quase ninguém na minha sessão. Mas me programei porque quero ir para o terreno daqui a pouco e aproveitar o resto do domingo. Agora é esperar a apuração”, disse a professora.