Com novos sistemas de água e esgoto, GEA estuda inauguração do Macapaba II

Novos sistema atenderão com água e tratamento adequado do esgoto cerca de 25 mil pessoas que estarão ocupando todo o conjunto
Compartilhamentos

SELES NAFES

O governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira, 17, os novos sistemas de água e de tratamento de esgoto do conjunto Macapaba, na Zona Norte de Macapá. Uma visita técnica no próximo dia 9 vai definir a data de entrega de mais de 2 mil apartamentos da segunda etapa do conjunto.

Os sistemas foram construídos por determinação do juiz federal João Boco Soares pela empresa contratada inicialmente para realizar as obras que custaram cerca de R$ 5 milhões.  

Como os sistemas estavam incompletos, a Companhia de Água e Esgoto (Caesa) se recusava a receber a estrutura para administrar. O sistema de captação e distribuição de água, por exemplo, não conseguia atender nem os primeiros moradores que se mudaram para o conjunto em junho de 2014.

Sistema realiza tratamento biológico no esgoto...

Sistema realiza tratamento biológico no esgoto…

...antes do despejo em manancial. Fotos: Simone Guimarães

…antes do despejo em manancial. Fotos: Simone Guimarães

Com o sistema completo, a produção de água saltou de 60 metros cúbicos por hora para 240 metros cúbicos, o suficiente para atender todas as 25 mil pessoas que estarão morando no conjunto quando ele estiver todo ocupado.  A captação de água é feita agora por dois poços artesianos industriais.

Outra novidade é o sistema de esgoto, que agora possui tratamento biológico, o que possibilita o tratamento adequado antes do despejo.

“O esgoto estava sendo jogado na natureza, sem tratamento. Esse novo sistema talvez seja um dos melhores exemplos pro Brasil. Foram R$ 5 milhões para corrigir esse problema. O problema de água e esgoto aqui pro Macapaba está definitivamente resolvido”, garantiu o governador Waldez Góes durante a inauguração.

Novo sistema de água passa a ser administrado pela Caesa

Novo sistema de água passa a ser administrado pela Caesa

Macapaba II

Outro anúncio feito pelo governo foi sobre o cadastro de famílias da primeira e segunda etapa. No caso da primeira etapa, 400 apartamentos e casas serão devolvidos à Caixa Econômica Federal (agente financiador) por meio de reintegração de posse, já que estavam vazios, alugados ou haviam sido vendidos pelas famílias contempladas.

O governo garante que o Macapaba II será inaugurado em 2017, mas ainda não há uma data definida. Uma visita técnica de representantes do governo e Caixa marcada para o próximo dia 9 irá definir esse calendário.

Visita técnica irá definir data de inauguração da segunda etapa. Foto: Arquivo/SELESNAFES.COM

Visita técnica irá definir data de inauguração da segunda etapa. Foto: Arquivo/SELESNAFES.COM

Outra decisão diz respeito à prioridade que será dada para algumas famílias na seleção.

“50% dos apartamentos serão destinados a moradores de áreas insalubres, como do Canal do Jandiá entre a Ponte Sérgio Arruda e o muro da Infraero; moradores da área do incêndio do Perpétuo Socorro, e invasão da área do Araxá. Isso foi uma solicitação do próprio juiz João Bosco. O restante vai seguir os trâmites normais”, revelou o governador.

Waldez Góes lembrou ainda que o governo está construindo três escolas dentro do Macapaba, além de um centro de defesa social com quarteis para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, obras que deveriam ter sido entregues quando o conjunto foi inaugurado em 2014.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!