CÁSSIA LIMA
Apesar de 2016 ser considerado um ano de aguda crise financeira, a Fecomércio do Amapá estima um Natal positivo e com boas chances de recuperação nas vendas do comércio amapaense. A expectativa é de muitas promoções e 500 vagas para contratação temporária.
“Nós tivemos uma diminuição de vendas em todo o ano. Esse temor diminui no fim de ano e traz uma expectativa melhor para o Natal. A meta é que isso melhore no Natal e que a gente receba 2017 com otimismo”, frisou o presidente da Fecomércio, Eliezir Viterbino.
De acordo com Viterbino, para atrair consumidores os lojistas farão em Macapá e Santana muitas promoções e queimas de estoque, especialmente nas vésperas de feriados e no início de janeiro, como ocorre tradicionalmente.
“Teremos agora a Black Friday, além disso, vamos ter promoções de até 80%, queima de estoque em janeiro e outras surpresas por aí. Não esperamos recuperar todo o dinheiro do ano, mas temos certeza de um natal que ajuda o segundo semestre do comércio”, pontuou o presidente.
Além de o momento ser bom para os empresários, deve ser mais oportuno ainda para quem busca um emprego. A estimativa é que sejam ofertadas 500 vagas para contratação temporária. Nada comparado as mais de mil do ano passado, mas já é um começo para sair da crise.
“Teremos um bom número de vagas temporárias no comércio. Essas contratações são uma oportunidade para contratos fixos para quem tem qualificação e está fora do mercado. Com certeza, vagas para vendedores serão as mais ofertadas”, disse.