Macapá tem 17,5 mil diabéticos em tratamento

A programação para incentivar exames e mais cuidados começou no início da semana com palestras nas unidades
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Até o próximo dia 18, técnicos das Unidades Básicas de Saúde de Macapá estão engajados num esforço para incentivar as pessoas a fazer o teste de glicemia capilar. É a Semana “Gota Azul”, alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes e ao Novembro Azul.

A mobilização organizada pela Secretaria de Saúde de Macapá (Semsa) iniciou na última segunda-feira, 14, e termina nesta sexta-feira.

A quantidade de pessoas com a doença pode ser maior do que se imagina. Não há dados exatos, mas só as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) atendem 17.587 pessoas portadoras de diabetes em Macapá.

Técnicos dão orientações a pacientes nas UBS's. Foto: PMM/Divulgação

Técnicos dão orientações a pacientes nas UBS’s. Foto: PMM/Divulgação

“O importante é que a população busque o diagnóstico precoce. Todas as nossas UBS’s disponibilizam gratuitamente os exames de glicemia capilar, que analisam a presença excessiva de açúcar no sangue. Em casos confirmados, o paciente já começa no dia seguinte o acompanhamento com as equipes de saúde para o controle da diabetes, que é uma doença silenciosa”, explica a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes, Tatiana Vidal.

Durante toda a semana, a programação inclui atividades físicas nas academias ao ar livre espalhadas pela capital, além dos exames e palestras nas unidades.

O diabetes é uma das principais causas de amputamento de membros, cegueira, doenças cardíacas. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!