SELES NAFES
Uma multidão estimada em cerca de 10 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, acompanhou a inauguração da ponte sobre o Rio Matapi no fim da tarde desta segunda-feira, 12. O nome oficial é Ponte da Integração Washington Santos.
A programação começou por volta das 16h, mas apenas cerca de 1h depois é que a solenidade oficial de inauguração começou. Homens representando os soldados mouros e cristãos, personagens da histórica Festa de São Tiago, em Mazagão, atravessaram a ponte num ato que simbolizou o início do festejo.

Multidão acompanhou a inauguração e chegou a haver congestionamento na Rodovia AP-020. Fotos: Seles Nafes
Dançarinas e percussionistas do Grupo Raízes do Marabaixo entoaram os famosos “ladrões” (músicas) e com letras que lembravam a história do povo de Mazagão. A ponte integra a região metropolitana de Macapá que inclui a capital e os municípios de Santana e Mazagão.
Um forte esquema de segurança foi montado controlar o trânsito e o fluxo de pessoas. Homenagens foram feitas ao pioneiro Washington Santos e aos balseiros que durante 43 anos transportaram os viajantes nas travessias dos rios Vila Nova e Matapi.