CÁSSIA LIMA
O vandalismo e o furto ainda são as principais preocupações da Secretaria de Cultura do Amapá (Secult) quando o assunto é o “Lugar Bonito”, como é conhecido o Parque do Forte, no entorno da Fortaleza de São de José de Macapá, no Centro. Muitos postes estão sem iluminação porque os cabos foram levados.
A informação foi dada pela empresa Fort Select, que faz a manutenção da iluminação da praça. Segundo o fiscal Mauro Cavalcante, é comum o furto de cabos, lâmpadas serem quebradas, e a destruição do sistema de ligação de energia que fica dentro do solo.
“Nosso maior problema aqui é o vandalismo. Os vândalos furtam e quebram tudo. Todo dia temos ocorrências disso aqui. A falta de iluminação a noite inibe o usuário de vir à praça e deixa os vândalos mais à vontade”, frisou Mauro Cavalcante.
A empresa iniciou uma manutenção para a conservação do espaço que tem bancos quebrados e até lixeiras furtadas. Lâmpadas de LED que substituirão a iluminação atual, feita com lâmpadas amarelas, vai reduzir os furtos e os gastos com a manutenção, já que as novas lâmpadas têm 11 anos de vida útil e não têm cabos de cobre, principal alvo dos ladrões.
A tentar amenizar a situação, a Secult informou que vai solicitar um maior policiamento no local enquanto a licitação para uma sublocação de mão de obra ainda não está finalizada.
“Essa licitação vai criar um policiamento específico para a praça. Mas a priori já estamos dialogando com a PM para aumentar as rondas naquela área, principalmente pela noite. Esta semana vamos trocar as lâmpadas e esperamos que com a ajuda da PM, as pessoas voltem a usar o espaço”, ressaltou o secretário de Cultura, Carlos Matias.