Com privatização, GEA quer absorver servidores da CEA

PEC estadual permitirá que 450 servidores concursados da companhia não percam seus empregos. Alap deve votar projeto ainda esta semana
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Para absorver os servidores da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) ao quadro efetivo do funcionalismo, o governo do Amapá pretende aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Estado. A medida tem como objetivo evitar uma possível ameaça de demissão dos servidores com a privatização da estatal. O documento foi concluído e protocolado na manhã desta terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa (Alap). O processo de mudança, segundo o governo, deve ocorrer ainda este ano.

A proposta foi construída junto com representantes da categoria. Se aprovada e sancionada, a PEC garantirá aos 450 concursados de 2007, ano do último certame de admissão da companhia, migrar para o quadro efetivo de pessoal do Estado.

O governador do Amapá, Waldez Góes, explicou que o restante dos profissionais que compõem o quadro de servidores, 128 funcionários, devem ser amparados pela PEC federal 199/2016, de autoria do senador roraimense Romero Jucá (PMDB).

A proposta, que visa a transposição de servidores dos ex-territórios federais de Amapá e Roraima ao quadro da União, aguarda votação na Câmara dos Deputados. Se a casa aprovar o texto sem qualquer alteração, a PEC 199 segue para promulgação presidencial. Caso haja alguma alteração, o texto volta para análise do Senado Federal.

PEC garante emprego de servidores. Foto: arquivo/SELESNAFES.COM

PEC garante emprego de servidores. Foto: arquivo/SELESNAFES.COM

Na segunda-feira, 17, Waldez Góes esteve reunido com o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Audrey Cardoso, e representantes da Comissão de Transposição da PEC federal 199. Foram discutidas estratégias de ação política para ir à Brasília acelerar a votação da PEC 199. A previsão é de reuniões com o autor do projeto e com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), além de outras autoridades.

“Nós estamos em constante contato com a categoria para buscar as soluções e alternativas legais para este problema. Já tomamos a decisão política de dar total apoio, mas temos que agir dentro da legalidade. A estratégia geral está bem montada: de um lado vamos agir com a PEC estadual para dar a mão aos trabalhadores que ingressaram na companhia depois de 1993. E, na outra frente, que é a PEC 199, vamos pressionar para que ela seja votada e aprovada o mais rápido possível”, disse o governador.

Foto destaque: Marcelo Loureiro (Secom/divulgação)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!