Dos delitos para a arte

Novo curso ofertado pela escola do Cesein pretende formar banda de música com os internos
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Internos do Centro de Socioeducativo de Internação (Cesein), localizado no Bairro Beirol, zona sul de Macapá, terão um novo projeto de aulas de música. As aulas foram anunciadas na manhã desta sexta-feira (28), durante as comemorações do aniversário de 20 anos da Escola Estadual Elcy Rodrigues Lacerda, que funciona no Centro. A oferta das aulas só é possível devido a parceria com a Vara de Execução das Penas e Medidas Alternativas (Vepma), Embrapa e Secretária Municipal do Meio Ambiente (Semam).

São ministradas atualmente, pela própria administração do Cesein, aulas de canto e violão para 30 adolescentes por meio do projeto “Cantando e Tocando a Vida”, que funciona há dois meses. A iniciativa é coordenada pelo músico Lono Jonys. O novo projeto disponibilizará aulas de instrumentos como bateria, contra-baixo, guitarra e teclado. Além do projeto musical, cursos de horta ecológica e educação física serão programadas durante a rotina dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

“Estamos comemorando o aniversário da escola com um projeto piloto que tem parcerias. Nosso foco é ensinar atividades que tirem os alunos da ociosidade e estresse e contribuam para a reintegração na sociedade”, explicou o diretor da escola Elcy Lacerda, Gilliard Braga.

Diretor da escola Elcy Lacerda, Gilliard Braga: tirar internos da ociosidade. Fotos: Cássia Lima

Internos do Cesein durante a comemoração

O aniversário foi marcado pela apresentação de alunos no projeto, pelas novas turmas, além do show do cantor Finéias Nelluty. A proposta dos projetos é que os alunos estudem no contra turno. Os instrumentos e materiais dos cursos foram comprados pela Vepma.

Atualmente, o Cesein possui 63 socioeducandos, 61 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. As aulas na instituição acontecem de segunda a sexta, com 11 turmas que atendem pela manhã e à tarde, com atuação de 46 servidores.

Além das aulas regulares, e dos cursos anunciados hoje, os socioeducandos frequentam projetos de reciclagem, robótica e de informática.

Internos fazem apresentação em evento de aniversário da escola

Projeto musical do Cesein atende internos há dois meses

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!