A Mãe

Embalada pelo amor ao filho, “A Mãe”, livro de Máximo Gorki, deixou de ser uma camponesa submissa, escrava do medo, para ser protagonista da própria história.
Compartilhamentos

WASHINGTON PICANÇO, advogado

“A Mãe” é uma história revolucionária em todos os sentidos. Talvez nunca o espírito revolucionário tenha sido expresso de uma forma tão pungente, sincera e romântica. Diria mesmo, de uma forma tão ingênua, em todo o bom sentido que este adjetivo pode ter.

Escrito e publicado em 1907, este romance descreve em pormenor a desgraça, a tristeza e a miséria em que vivia o povo russo no tempo do czar Nicolau II. É entre essa miséria que emerge um grito lancinante de revolta, o grito profundo das almas feridas que arrancará a esperança das profundezas da injustiça.

Um grupo de jovens operários desperta para as ideias bolcheviques e encara-as como a solução para pôr fim à miséria e à injustiça de que eram vítimas os operários e camponeses russos.

Mas essa revolta que se sonha é encarada como um movimento universal, capaz de libertar todos os injustiçados do mundo. É nesse sentido que se trata de uma mensagem ingênua. Essa mensagem não encerra em si qualquer ambição de poder. Pelo contrário, o que se pretende é acabar com o poder como forma de opressão.

Pavel é o mais brilhante desses jovens. Mas, por trás dele, ou melhor, ao lado dele, emerge a força imensa de uma mulher: a sua mãe, Pelágia.

Máximo Gorki, auto de livros famosos da literatura russa

Sinceramente não faço a mínima ideia se Gorki conhecia a história da Península Ibérica, mas o certo é que este nome é semelhante aquele que é considerado um dos maiores guerreiros da história ibérica: Pelágio, primeiro rei das Astúrias, herói da resistência e guerra aos muçulmanos na reconquista cristã.

Seja como for, Pelágia é a grande guerreira, que sofre em silêncio todas as vicissitudes de uma mulher pobre na Rússia czarista: vítima da miséria, mas também de um marido bêbado e violento. Até que ele morre e Pelágia passa a seguir o caminho do filho na senda da revolução.

Pelágia sente-se a mãe de todos os revolucionários; a mãe da revolução. Neste aspecto, Gorki estabelece um curioso paralelismo entre o amor maternal e uma espécie de amor universal que comanda a mente e a ação destes revolucionários; uma espécie de “amor ao próximo”, ao fim e ao cabo. Aliás, é bem clara a proximidade entre este comunismo nascente e o verdadeiro espírito do cristianismo.

Após a morte do filho, Pelágia assume seu lugar na revolução

Esta pureza do ideal revolucionário fica bem clara nesta ideia: não devemos derramar sangue dos inimigos porque ele envenenará a terra; o nosso sangue, pelo contrário, quando derramado, purificá-la-á.

No entanto a luta irá, mais tarde ou mais cedo, desencadear a violência, quando o ódio vencer. E ele vencerá mais tarde… dez anos após a publicação desta obra, Lenin liderará, finalmente, a Revolução. E, mais tarde, Stalin encarregar-se-á de a manchar com todos os crimes.

Bem, já escolhi o presente que darei a minha mãe e com certeza é uma boa sugestão aos amigos de leitura e de presente neste festivo domingo.

Inicio com este texto minhas homenagens ao Centenário da Revolução Russa de Outubro de 1917.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!