Encontro busca fomentar cooperativas no Amapá

OCB acredita que Estado possui potencial florestal e experiência para vender produtos com qualidade e competição no mercado nacional
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Macapá sediará na próxima quinta-feira (18) o Encontro Preparatório para o Congresso Brasileiro de Cooperativismo, evento que busca desenvolver produtos sustentáveis amapaenses com potencial para competir no mercado nacional.

O evento ocorrerá a partir das 9h, na sede da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), entre a Avenida Raimundo Álvares da Costa e Rua Tiradentes, no Centro. A meta da OCB é desenvolver e fomentar cooperativas que tenham como produtos essências florestais, fitoterápicos e produtos orgânicos.

“Nosso foco é contribuir com o país com um modelo de negócios sustentáveis. Queremos fazer um consórcio de cooperativas onde o ribeirinho pode começar e terminar um empreendimento, como a venda do açaí com eficiência e qualidade”, explicou o presidente do Sistema OCB Amapá , Gilcimar Pureza.

Gilcimar Pureza: empreendimentos com eficiência e qualidade na região. Fotos: Cássia Lima

O encontro tem como função incentivar o negócio cooperativista, ouvir a base e definir novas metas para o cooperativismo brasileiro, pensando na formatação do Planejamento Estratégico que deve ser apresentado no XIV Congresso Brasileiro de Cooperativismo que ocorrerá em 2018.

“Nós temos no Amapá uma cooperativa que está importando cacau, outra que está exportando açaí com manejo sustentável e ainda outra de castanha do Brasil. Temos uma economia forte que pode ser ampliada com qualidade e logística”, frisou o presidente.

Segundo ele, o Amapá possui potencial florestal e experiência para vender produtos com qualidade e competição no mercado com modelos orgânicos e com selo comercial para competir com o mercado nacional.

Atualmente, o cooperativismo brasileiro corresponde a 8% do PIB nacional. Só no Amapá existem 90 cooperativas ativas, e mais de 100 que aguardam e buscam orientações para serem legalizadas.

Diretoria da OCB Amapá

“Esse é um modelo de negócio mais justo e com segurança para os cooperados. Não temos tanta instabilidade como o comércio local e podemos ter tanta renda quanto as empresas do setor terciário. Essa é a melhor forma de crescimento durante a recessão que passamos”, finalizou.

O encontro preparatório ocorre na quinta com os participantes dos estados do Amapá, Tocantins, Rondônia, Pará, Amazonas, Roraima, Acre e Sistema Nacional OCB.

Dados do cooperativismo no Estado. Imagem: OCB-AP

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!