No PAI, crianças esperam até 14 horas por atendimento

Sesa diz que demanda vem das UBSs. Algumas crianças chegaram com quadro de convulsão
Compartilhamentos

OLHO DE BOTO

Corredores lotados. Calor. Muito choro de crianças. Pais cansados, com fome e angustiados. Essas cenas se repetem desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (16) no Pronto Atendimento Infantil (PAI), no Centro de Macapá.

A Secretaria de Saúde disse que a demanda foi gerada pelo fechamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da prefeitura que estão em reforma.

São dezenas de pais acompanhando os filhos. As queixas são bem parecidas: garganta inflamada, febre alta, vômito, diarreia e problemas respiratórios.

Pais chegaram nas primeiras horas do dia. Fotos: Olho de Boto

As filas começam dentro do prédio e terminam do lado de fora.  

“Estamos desde as 8h com a minha irmã. Só quando vocês e o Conselho Tutelar chegaram é que ela foi colocada para dentro. Meu sobrinho está vomitando, com febre, e nada de ser atendido. Não tem nem previsão”, disse a dona de casa, Lucineia Duarte, por volta das 16h.

Calor, choro e fome

“Estamos aqui desde as 11h. Ela fez a ficha, mais ainda não chamaram ela. Estamos no calor e com fome. Minha filha tá muito gripada e com tosse”, queixou-se José Aldair, que acompanhava a filha.

Algumas crianças chegaram com quadro de convulsão e muita diarreia.

“Meu filho está com diarreia com sangue. Falei com a pessoa, mas disseram que tem outras crianças na mesma situação e não pode dar prioridade pra ela. Nós pagamos impostos para eles retornarem pra gente em forma de saúde e outros serviços, mas é isso que recebemos”, informou Yuri Alessandro.

Os pais chamaram o Conselho Tutelar da Zona Sul de Macapá. 

“Totalmente fora do padrão. Fere o Estatuto da Criança. Tem criança desde as 7h sem atendimento. Liguei para o promotor que disse que irá entrar em contato com a direção do hospital. Totalmente fora do padrão”, avaliou o presidente do conselho, Márcio Barreto.

Presidente do Conselho, Márcio Barreto, conversa com pais

Conselho acionou o Ministério Público

Segundo informações de pais, três médicos estavam atendendo os pacientes, mas as filas pareciam não andar.

A Secretaria de Saúde do Amapá ficou de emitir uma nota sobre o assunto, mas adiantou que o problema é causado pelas doenças típicas da época do ano e pelo fechamento de unidades dos bairros que passam por reformas. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!