Acordo prevê criação do Parque Ecológico Lagoa dos Índios

Impactos ambientais com as obras de duplicação da Duca Serra deverão ser acompanhados de medidas compensatórias, prevê documento
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Foi assinado nesta quinta-feira (22) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece condições para criação do Parque Ecológico Lagoa dos Índios. Participam do acordo membros do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Governo do Estado, Prefeitura de Macapá e Ordem de Advogados do Brasil (OAB/AP), que firmaram o termo durante o a programação do I Ciclo de Palestras Ambientais. 

O TAC é resultado do Procedimento Administrativo da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo (Prodemac), e tem como objetivo acompanhar as obras de duplicação da Rodovia Duca Serra, inclusive no trecho de 420 metros sobre a Lagoa dos Índios, bem como da intervenção na Estrada da Linha E do Km 9.

O documento prevê a necessidade de complementação de estudos ambientais e formulação de medidas compensatórias para os impactos ambientais decorrentes das obras de duplicação da rodovia estadual.

Instituições assinaram o TAC nesta quinta (22). Foto: ascom/MP-AP

Num prazo de 60 dias, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa) e o Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial (Imap),  devem proceder e apresentar os estudos técnicos preliminares que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a criação de unidades de conservação.

Após a apresentação dos estudos preliminares, o Estado deve também realizar uma consulta pública e regulamentar a Lei Estadual n° 835, de 27 de maio de 2004, que trata do Zoneamento Ecológico-Econômico Urbanos (Zeeu) das áreas de ressaca do Estado do Amapá.

“Espero que tudo aqui colocado seja cumprido. É mais um marco ambiental graças a brilhante atuação dos nossos promotores. Que todos nós honremos o que assinamos aqui”, frisou o procurador-geral de Justiça Márcio Alves.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!