Justiça suspende ato do PRB que expulsou vereador

Odilson Nunes foi desligado da legenda por decisão da presidente do partido, Aline Gurgel. Parlamentar alegou que ato foi ilegal
Compartilhamentos

SELES NAFES

O juiz Mário Euzébio Mazureck, da 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, concedeu liminar suspendendo a expulsão do vereador Odilson Nunes do Partido Republicano Brasileiro (PRB). O parlamentar ingressou com mandado de segurança alegando que a decisão da legenda era irregular.

A expulsão ocorreu no último dia 5, durante reunião do partido para discutir as eleições do ano que vem e uma campanha de filiação em massa a ser realizada em agosto.

Segundo os autos do processo, a reunião do diretório regional foi conduzida pela presidente do PRB, Aline Gurgel, que no ato teria anunciado o desligamento do vereador sem qualquer justificativa oficial e sem a abertura de um processo legal.

Antes de decidir sobre o mandado de segurança, o magistrado avaliou que, apesar de ser uma questão interna do partido, a expulsão se deu em um período que antecede o processo eleitoral, o que permite que a justiça comum examine o caso.

“(…) O entendimento jurisprudencial é de que, em casos de expulsão e cancelamento da filiação, quando atingida a elegibilidade do filiado, como é o caso dos autos, é permitida a impetração do mandamus”, comentou o juiz, que concedeu a liminar suspendendo  o ato da presidente do PRB, Aline Gurgel.

Aline Gurgel não teria justificado a expulsão e nem aberto processo legal de desligamento. Foto: Arquivo

 “(…) Vejo que a deficiência do ato é patente, uma vez que nem ao menos permite ao seu destinatário/impetrante saber a origem e as razões da sua exclusão”, justificou o magistrado.

“A motivação deve ser explícita, clara e coerente, a demonstrar os pressupostos que determinaram a prática do ato”, acrescentou.

Para Mazureck, a expulsão resultou em ofensa aos princípios do contraditório e da ampla defesa. O portal SELESNAFES.COM não conseguiu contato com Aline Gurgel.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!