Morre ‘Dona Raimundinha’, pioneira no movimento negro do Amapá

Raimunda Ramos se recuperava de um enfisema pulmonar.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Raimunda de Nazaré da Silva Ramos, de 62 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (25), vítima de uma parada cardíaca. A mulher era pioneira no movimento negro amapaense, e ajudou a fundar a União dos Negros do Amapá (UNA), em 1997.

“Dona Raimundinha”, como carinhosamente era chamada, organizou o movimento afro no estado. Funcionária pública federal, mais recentemente ela ocupava função na Secretaria Extraordinária dos Povos Afrodescendentes do Amapá (Seafro).

A mulher se recuperava de um enfisema pulmonar. Ela fazia uso de oxigênio e, durante uma das doses diárias do ar, sofreu um ataque cardíaco fulminante

 “Os bombeiros ainda tentaram reanimá-la, mas não conseguiram. Ela é a maior referência do movimento negro no Amapá”, falou Daiana Ramos, única filha de Dona Raimundinha.

“Foi a primeira mulher a organizar o movimento negro no Amapá. Sofreu vários ataques racistas e de intolerância religiosa quando ajudou a construir o centro de cultura negra”, lembrou a secretária dos Povos Afrodescendentes do Amapá, Nubia Sousa.

O corpo de Dona Raimundinha será velado a partir de 19h, na casa dela,  em frente a Universidade do Samba Boêmios do Laguinho, no bairro Laguinho.

O cortejo fúnebre vai seguir para o Cemitério São José, no bairro Buritizal, zona sul da capital, às 16h de quinta-feira.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!