Obra parada de creche é retomada na zona sul

Das dez creches programadas para construção em Macapá, seis foram contempladas com recursos do FNDE.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A obra da creche Tia Chiquinha, na Cuba de Asfalto, Bairro Buritizal, zona sul de Macapá, foi retomada, e a previsão, segundo a prefeitura, é de que a inauguração aconteça em março de 2018.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), das dez creches programadas para construção em Macapá, seis foram contempladas com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Conforme a secretaria, o consórcio responsável pela obra da Tia Chiquinha abandonou os serviços com mais de 50% da estrutura erguida. Há duas semanas, trabalhadores retomaram a construção e constataram que cerca de 600 metros de fio de cobre que fazem parte da estrutura de aterramento do prédio, foram levados.

Trabalhadores retomaram obra Foto: André Silva

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Buritizal, Hamilton Sousa, disse que no início do ano a instituição procurou por meio do Ministério Público (MP), a retomada da obra.

“Recebemos a notícia com muita alegria por meio do MP, que a empresa retomaria os trabalhos. Logo em seguida, os operários apareceram. As famílias do bairro agradecem”, falou o presidente.

Presidente da Associação de Moradores do Bairro Buritizal, Hamilton Sousa Foto: André Silva

A Semed informou que o projeto inicial contemplava a construção de 10 unidades, mas, por questões de orçamento, apenas seis serão construídas pela empresa que iniciou os trabalhos.

Essa foi a solução, conforme a secretaria, para não mudar o projeto completamente, fazendo com que a obra fosse tocada por outra construtora que usaria o método tradicional do cimento e tijolos.

Obras estão cinquenta por cento concluídas Foto: André Silva

O consórcio que ganhou o certame do FNDE constrói as creches usando o sistema Stael Frame, que são estruturas metálicas pré moldadas.

“Como essa empresa era a única que fazia esse projeto inovador, e os recursos já estavam defasados, não tinha como fazer as dez creches. Aí nós partimos para o projeto juntamente com o FNDE. Das dez, fazemos no mínimo seis. E é o que nos propusemos a fazer. Conseguimos ajustar com a empresa para ela retomar as obras e vamos entregar o mais tardar em março deste ano”, afirmou o secretário de Educação, Moisés Rivaldo.

secretário de Educação, Moisés Rivaldo Foto: André Silva

Quando pronta, essa será a primeira creche do município de Macapá. As demais, ainda estão sem data para construção.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!