STF manda investigar campanha de deputada federal do AP

Deputada é acusada de ocultar informações na prestação de contas de 2014
Compartilhamentos

SELES NAFES

As contas da campanha de 2014 da deputada federal Jozi Araújo (Podemos) serão investigadas por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. A deputada é suspeita de ocultar gastos, e portanto receitas, na prestação de contas à Justiça Eleitoral.

A investigação corre na procuradoria regional eleitoral do MPF, com base em notícias-crime. Durante a campanha, a deputada teria alugado cinco vans por R$ 8 mil, cada, mas na prestação de contas constam pagamentos de apenas duas.  

A deputada também teria inaugurado quatro comitês de campanha nas cidades de Macapá e Santana, mas, na declaração de gastos, apenas um foi informado. A criação de um site e um banco de dados para cadastramento de lideranças e “liderados” também não teriam sido incluídos na declaração de gastos de campanha.

A defesa da deputada foi notificada e sustentou que todos os gastos e receitas estão declarados. Ela negou ter alugado os veículos mencionados, e garantiu que tinha apenas um comitê funcionando na cidade de Santana. A defesa alegou que chegou se pensar em criar outro comitê, mas isso não teria ocorrido por falta de recursos.

As identidades das pessoas que fizeram as notícias-crime estão sendo mantidas sob sigilo. Elas entraram mídias com supostas provas, entre elas fotos de inaugurações de dois comitês em Santana e um no Bairro Perpétuo Socorro, em Macapá. As imagens mostram locais diferentes com a presença da deputada discursando para eleitores.

O ministro Dias Toffoli determinou que a Polícia Federal realize diligências para confirmar as denúncias.

 “(…) Diante de sua relevância e pertinência para a apuração dos fatos, defiro as diligências requeridas pelo Ministério Público Federal. Remetam-se os autos à Polícia Federal, para que diligencie: a confirmação da localização dos comitês não declarados pela investigada; a identificação e inquirição dos proprietários dos imóveis utilizados para os comitês; e a inquirição dos proprietários dos veículos supostamente alugados para a campanha eleitoral e não declarados à Justiça Eleitoral”, comentou o ministro em seu despacho.

O portal SELESNAFES.COM aguarda um posicionamento da assessoria da deputada ainda nesta manhã.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!