CÁSSIA LIMA
Um açougue foi fechado e outro notificado por falta de condições de uso, segundo órgãos municipais. A fiscalização, coordenada pela Secretaria de Saúde de Macapá (Semsa), busca verificar o cumprimento das normas de saúde e as condições dos alimentos vendidos para a população.
De acordo com dados, os açougues não tinham licença, condições de higiene e refrigeração nas áreas de corte, além de estarem com funcionários sem Equipamento de Proteção Individual (EPI).
“É importante que a população denuncie, para que a gente possa chegar a esses locais que têm problemas e apresentam riscos à saúde do consumidor”, pediu a chefe da Divisão de Alimentos, Martiana Barros.
Durante a ação, estão sendo observados os critérios de cumprimento de normas de proteção à saúde, condição, refrigeração e manipulação de carnes, além da higiene na estrutura física dos comércios, uso de materiais e utensílios, origem das carnes e a apresentação das notas fiscais.
A vistoria continua nesta semana com a participação da Promotoria de Saúde do Consumidor do Ministério Público, Procon e Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem).