Amapá Jovem: mais de 6,7 mil passam na “peneira”

Mais de dois mil foram desclassificados por informações erradas. Os classificados precisam apresentar a documentação exigida.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Mais de 9 mil jovens dos dezesseis municípios do Amapá se inscreveram para participar do Programa Amapá Jovem. Desses, 6.751 passaram pela peneira. Agora, os classificados precisam apresentar a documentação exigida.

Para participar do programa, os jovens de 15 a 29 anos tiveram que se inscrever na plataforma do Cadastro Único (Cadunico) – que é o sistema que gerencia os programas e benefícios do Governo Federal. Nele, todos os dados dos beneficiários são cruzados, o que evita possíveis fraudes.

Outra novidade é que o cadastro é permanente, da mesma forma que acontece com os outros programas sociais federais, como o Bolsa Família. 

Segundo a Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), o Estado tem mais de 80 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 15 e 29 anos, distribuídos nos 16 municípios do Amapá.  

Os selecionados vão receber uma bolsa no valor de R$ 120, mas, a secretária Joelma Santos, lembra que o principal foco do programa não é a distribuição de renda, e, sim, a preparação do jovem para o mercado de trabalho.

“O programa não se faz só nessa etapa de transferência de renda. Ele compreende ações de estágios, empreendedorismos e linhas de créditos para jovens empreendedores. Temos também outras atividades ligadas à ciência e tecnologia para essa juventude”, falou a secretária.

Segundo ela, muitos candidatos não foram classificados porque erraram no preenchimento das informações, e, outros, não alcançaram os parâmetros exigidos pelo programa, como a idade mínima ou máxima e a questão de vínculo empregatício. A gestão da plataforma está sendo feita pelo Departamento de Processamento de Dados do Amapá (Prodap).

Gestão da plataforma está sendo feita pelo Prodap Foto: André Silva

“A gente viu muito erro de candidato que colocou o CPF errado ou colocou uma renda errada. Esse é um ponto preocupante, porque, dependendo da informação que ele alimentar errada, pode ser um fator de exclusão”, falou Lutiano Silva, do Prodap.

As equipes da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e da Juventude estão nos municípios, menos Macapá e Santana, recolhendo a documentação dos candidatos. Nesta quarta-feira (20), haverá uma oficina de talentos, para que as vocações dos jovens sejam identificadas.

Em Macapá e Santana, os candidatos devem entregar a documentação nos postos de atendimento da rede Superfácil.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!