De Santana, FERNANDO SANTOS
Com avaliação positiva em relação às festas de Natal, quando poucas ocorrências de grande proporção foram registradas, o 4º Batalhão da Polícia Militar de Santana, cidade localizada a 17 quilômetros da capital, apresentou o esquema de segurança para o réveillon. Mesmo sem a informação da tradicional queima de fogos, policiais militares estarão distribuídos em áreas consideradas de grande circulação de pessoas.
Segundo o tenente Elder Carvalho, da divisão de comunicação da unidade, o planejamento de ações está pronto e vai seguir o mesmo esquema da Operação Papai Noel, quando apenas ocorrências de furto e de brigas entre vizinhos foram registradas. Viaturas estarão realizando o policiamento ostensivo, policiais a pé estarão em áreas de grande movimentação, como praças e às proximidade de casas de shows.
Para as ações do réveillon, o 4º BPM vai contar com o apoio do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e do Batalhão Ambiental. As duas unidades deverão ajudar no combate às imprudências cometidas no trânsito da cidade e nos casos de poluição sonora.
“Além do nosso patrulhamento, o BPRE e Batalhão Ambiental estarão atuando conjuntamente no réveillon. Havia a sinalização de um evento de grande porte em área pública, mas este acabou sendo cancelado. Com isso, nossas ações vão se concentrar em locais de grande presença de pessoas”, afirmou o tenente Elder Carvalho.
De acordo com a comunicação do 4º BPM, a periferia da cidade não ficará desguarnecida, já que, até mesmo policiais que realizam serviços administrativos serão empregados no patrulhamento desses locais. Atualmente, o batalhão conta com 191 PMs prontos para as ações, mas a estimativa é de que todo o efetivo de 270 policiais estejam à disposição no réveillon.
“Nossa expectativa é de que, com todos os nossos homens, as ocorrências sejam poucas. Estamos preparados e esperamos que seja uma virada de ano tranquila. Todo o planejamento foi elaborado e, certamente, toda a cidade terá a presença da Polícia Militar”, finalizou o tenente Elder Carvalho.