De Santana, FERNANDO SANTOS
Moradores da travessa 1º de Maio, no bairro Nova Brasília, em Santana, reclamam que um lixão a céu aberto está se formando na esquina da Escola Estadual Francisco Walcy Lobato Lima.
Segundo a advogada Aline Araújo, que mora no perímetro, alguns moradores parecem não se incomodar com a proliferação de pragas, como ratos, baratas e mosquitos no local. Ela diz que há também pessoas de outras regiões, que despejam entulhos no trecho.
“Tudo é jogado aí. Nós, aqui da travessa, não jogamos lixo aí, mas, moradores de outros bairros jogam. É um absurdo isso”, lamentou a advogada.
No local, são despejados entulhos oriundos de quintais, bichos mortos, ossos de açougue, entre outros dejetos. O forte odor tem incomodado os moradores da região, que temem adquirir doenças, como leptospirose e dengue.
“Queremos providências. Seria importante a prefeitura multar quem joga lixo no local, ou afixar uma placa no muro da escola, com a frase: ‘não jogue lixo’. Seria uma alternativa, pois não aguentamos mais”, sugeriu Aline.
A reportagem não conseguiu contato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Santana.