De Oiapoque, HUMBERTO BAÍA
Tinha acabado de amanhecer quando foi dada a largada na 1ª Meia Maratona Brasil-França, entre Oiapoque e Saint Georges, na Guiana Francesa, neste sábado (2).
Pelo menos 1,5 mil inscrições foram feitas, e atletas de diversos estados do Brasil e de outros países participaram. A largada estava prevista para as 6 horas da manhã ocorreu com um pequeno atraso de 15 minutos. O prefeito de Saint Georges, Jorge Elfort, deu a largada. Aprova estava dividida em etapas 7 km e 21 km.
O evento é coordenado pelo delegado Charles Corrêa, lotado no Ciosp de Oiapoque há 6 anos. Foi o segundo evento da modalidade este ano.
“Nesta edição fizemos novos parceiros, como o governo do Estado e diversos órgãos do lado francês”, explicou o coordenador.
Autoridades também correram. A prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, e o secretário de Segurança Pública do Amapá, Ericláudio Alencar, completaram a prova de 7 km. O superintendente do Sebrae, João Alvarenga, completou a prova de 21 km.
“O importante é completar a prova, o resto é festa”, disse o secretário na linha de chegada.
Durante a programação, houve realização de serviços de saúde, como medição da pressão arterial, massoterapia, exposição e distribuição de preservativos.
Órgãos judicias, agências de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Bope, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Gendarmerie (Polícia Francesa).
Os primeiros lugares na prova 7 km
Manoel da Silva, primeiro lugar masculino
Adriana Lopes Ferreira, primeiro lugar feminino
21 km
Anderson Rodrigues, primeiro lugar
Risonete Santos, primeiro lugar feminino