CÁSSIA LIMA
Com as fortes chuvas desta madrugada (25), a Defesa Civil do Amapá atendeu 4 chamados de alagamentos em áreas de risco do Bairro Cidade Nova, na zona leste de Macapá. Segundo os dados, estão mapeadas 23 áreas de inundação e alagamentos só na capital do Estado.
As chamadas são de pontos de alagamentos conhecidos como na Avenida Ana Nery, General Osório e Professor Tostes. Para o major chefe de operações da Defesa Civil, Pelsondré Martins da Silva, a situação foi causada pela chuva e maré alta.
“Essas são áreas de risco, que são habitações construídas de forma irregular em áreas de ressaca ou próximas de canal. Neste ano temos o fenômeno “La ninã”, e esperamos muita chuva”, disse o major.
De acordo com o oficial, os moradores desses locais já estão se preparando para as fortes chuvas levantando os móveis e as próprias casas. Devido à previsão de chuvas longas e intensas, o estado é de alerta.
“Esse pontos de alagamentos esvaziam em horas. E a própria população já está se adequando. Mas a gente alerta sobre o risco de incêndios, de choques elétricos e o cuidado com as crianças e idosos”.
A preocupação maior da defesa e das chuvas que ocorrem na madrugada é coincidem com a maré alta. Para Isso, estão à disposição de chamadas os números 190 e 193.