Em Londres, Randolfe diz que tragédia da Samarco poderá se repetir no Amapá

Compartilhamentos

SELES NAFES

O senador Randolfe Rodigues  (REDE-AP) disse nesta segunda-feira (29), no King’s College London, na Inglaterra, onde foi convidado para palestrar, que a Amazônia está prestes a viver uma tragédia ambiental parecida com a que ocorreu com a mineradora Samarco, em Minas Gerais, há cerca de dois anos.

O senador foi convidado pela Kings College London (Inglaterra) para o Brazil Week, semana que reúne a comunidade acadêmica numa das universidades mais tradicionais do Reino Unido. Ele aproveitou a oportunidade para denunciar, no país da Anglo American, a transição fraudulenta entre a mineradora britânica e a indiana Zamin, ocorrida no Amapá, em 2014.

No fim do ano passado, o Ministério Público do Estado denunciou dirigentes das duas empresas por fraudes e atividades temerárias, envolvendo, inclusive, a anuência relâmpago da Assembleia Legislativa do Estado. O ex-presidente da Alap à época, deputado Júnior Favacho (PMDB), está entre os denunciados à justiça, acusado de receber propina para apressar a votação. Ele nega as acusações.

A Zamim assumiu o lugar da Anglo, mas, logo em seguida, após um acidente em seu porto em Santana, encerrou as atividades de extração e transporte de minérios, gerando um calote de R$ 1 bilhão a cerca de 30 empresas e mais de 2 mil trabalhadores, gerando caos econômico nas cidades de Santana e Pedra Branca do Amapari, com reflexos no restante do Estado.

“Ministério Público do meu Estado tem forte convicção que a transição foi fraudulenta, causando danos gigantescos”, disse ele. Assista

 “Apesar do acidente e de todas as consequências, a transferência de ativos foi concluída, o que leva a suspeita, por importantes atores que acompanham este caso, que a Zamim nunca tenha pretendido explorar o minério de ferro, mas aceitou o desonroso papel de desmobilizar a atividade de mineração da pior forma possível, causando prejuízos ao povo amapaense e ao meio ambiente”, denunciou.

“Acuso aqui a Anglo American de ser responsável pelos seguintes crimes cometidos no coração da floresta amazônica:

– Morte se seis trabalhadores amapaenses, danos ambientais, e uma barragem que lembra o que ocorreu em Minas Gerais, com a empresa Samarco”

“(…) Episódio igual está prestar a ocorrer no coração da floresta amazônica”, advertiu.

Nesta terça-feira (30), o senador e dois representantes do Ministério Público do Amapá serão recebidos na sede mundial da Anglo American.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!