CÁSSIA LIMA
Vai até 28 de janeiro, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, localizada no Centro de Macapá, a exposição “Aves do Amapá”, do fotógrafo e biólogo Kurazo Okada. São mais de 20 espécies retratadas com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação de aves no estado.
As fotos foram tiradas após um longo processo de estudos para achar o melhor local e período do ano. Segundo o biólogo, o atrativo usado foi um som que reproduziu o canto das aves. Além disso, foram necessárias paciência e técnica para esperar a ave se aproximar para defender o território.
“Todas as fotos têm histórias. Mas, a que me deu trabalho, foi a do beija-flor vermelho. Eu tive que ficar esperando a ave visitar uma flor, durante três horas e meia. Fiquei parado no sol, esperando ela vir, para conseguir a foto. Tive que ter muita paciência”, comentou o fotógrafo.
As fotos foram feitas ao longo de 10 anos de trabalho do biólogo especializado em ornitologia. As imagens registradas com uma câmera modelo Nikon D800, lente 300 mm, exibem papagaios, corujas e até beija-flores.
A principal intenção desta exposição é mostrar a diversidade das aves do Amapá e criar a conscientização de preservação dos animais e seus habitats.
“Essas espécies fazem controle de pragas, dispersão de sementes, dentre outras funções. Quero combater a própria comercialização ilegal das aves e incentivar a preservação”, disse o biólogo.