DA REDAÇÃO
Assistentes sociais estão cadastrando famílias de duas comunidades que ficam em terras da Infraero, na zona norte de Macapá. Até agora, foram identificadas mais de 300 famílias, mas o número pode chegar a 450.
O trabalho é conduzido por equipes da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e Defesa Civil do Amapá na “Ponte do Axé”, no Bairro Jesus de Nazaré; e no “Bueirinho”, próximo ao Canal do Jandiá.
O cadastramento está sendo realizado por determinação da Justiça Federal, dentro da ação de reintegração de posse da área da Infraero, que começou a ser desocupada em setembro do ano passado. Em 2014, Estado e prefeitura assinaram um termo de ajustamento de conduta.
Os assistentes sociais estão realizando um cadastro preliminar. Depois disso, os chefes das famílias precisam procurar a Sims até o dia 26 de janeiro com os documentos pessoais de todos os moradores da residência. As famílias serão incluídas no Cadastro Único com os dados sendo encaminhados para a Caixa Econômica Federal.
O banco irá avaliar os cadastros e verificar as famílias que estão aptas a ser incluídas no “Programa Minha Casa Minha Vida”.
Paralelo a esse trabalho, a Defesa Civil, com apoio da PM, faz a identificação das casas que estão dentro da área e a notificação das famílias.
Inicialmente, a Defesa Civil esperava encontrar 230 casas. Mas, em dois dias de trabalho (terça e quarta-feira, 10), foram localizadas 300 residências. O trabalho prosseguirá até o dia 12, quando a Defesa Civil estima que deverá cadastrar cerca de 450 imóveis.