De Oiapoque, HUMBERTO BAÍA
Na segunda-feira (12), um bloco carnavalesco de Oiapoque, com cerca de 500 brincantes, levou a folia brasileira para São Jorge, na Guiana Francesa. Junto ao grupo, foram sambistas e portas bandeiras, além de autoridades locais.
A parada no lado francês foi o ponto alto das festas de carnaval na cidade fronteiriça localizada a 590 quilômetros de Macapá. A folia por lá começou no sábado, com a abertura oficial feita pelo Rei Momo e a rainha do carnaval.
Houve desfiles de blocos dos profissionais da saúde, que, bem humorados, fantasiaram-se de preservativos e distribuíram kits de prevenção aos brincantes.
“Nossa ideia é fazer o folião aproveitar os quatro dias de carnaval sem esquecer de proteção, por isso, estaremos presentes todos os dias na avenida, durante o carnaval”, falou Roberto Wagner, secretário de Saúde de Oiapoque.
No domingo, foi a vez do bloco das crianças chamar a atenção para o trabalho infantil. Mesmo embaixo de chuva, os foliões oiapoquenses aproveitaram a festa, que não registrou ocorrências graves, segundo a Polícia Militar.