Com câmeras de vigilância, furtos em escolas têm redução no AP, diz GEA

Seed informou conclusão de implantação do sistema em todas as escolas de Macapá e Santana
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Os furtos em 2017 a instituições de ensino, na área urbana de Macapá e Santana, caíram após a instalação de câmeras de segurança e rondas da Polícia Militar próximo das escolas. É o que aponta o Boletim de Estatísticas do Comando Geral da PM, divulgado nesta terça-feira (6).

Segundo o Estado, em Macapá, de 257 furtos em 2016, o índice baixou para 171 ocorrências (34%). Já em Santana, a queda chegou a 77%, sendo 53 furtos em 2016 e 12 no ano passado.  

Os dados correspondem às ocorrências registradas pelo policiamento escolar de quatro batalhões: 4º Batalhão em Santana; e 1º, 2º, 6º Batalhões em Macapá); e também as ocorrências registradas pelo Centro de Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).

Segundo dados da empresa Ativa System Brasil, responsável pelo monitoramento no Amapá, apenas em 2017, 80 tentativas de furtos e intrusões foram evitados, após o disparo do alarme e acionamento imediato dos patrulheiros da empresa e da Polícia Militar. As imagens registradas nas câmeras também são disponibilizadas à Polícia Civil, para investigação e elucidação dos delitos e recuperação dos objetos furtados.

O sistema de vigilância monitorada passou a ser implantado nas escolas da rede estadual em 2017 e conta com circuitos de câmeras e alarmes, sensores de presença e equipamento de armazenamento. As unidades passaram a contar também com monitoramento 24 horas e patrulhamento motorizado.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), as instalações nas escolas da rede pública estadual já estão totalmente concluídas e, no momento, ocorrem nos prédios administrativos do órgão.

Para a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, a redução já é reflexo de uma decisão importante tomada pelo Governo do Amapá, que visou modernizar a segurança nos estabelecimentos de ensino da rede pública, além de garantir um alívio aos cofres públicos. A secretária acredita que em 2018 a redução de ocorrências nas escolas deve ser ainda menor. Em 2018, a Seed informa que a vigilância eletrônica monitorada também será ampliada para as áreas urbanas dos demais municípios.

“Estamos com 100% das escolas monitoradas e acreditamos na eficiência do sistema”, pontuou a secretária. 

 Foto de capa: Erich Macias (Secom)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!